
(Foto: Rogério Cassimiro/MMA - Jefferson Rudy/Agência Senado)
A titular do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), Marina Silva, reagiu, nesta quarta-feira (19), de forma contundente aos comentários do senador Plínio Valério (PSDB). “Com a vida dos outros não se brinca”, afirmou Marina Silva, destacando a gravidade das declarações do parlamentar.
Em seguida, a Ministra questionou a justificativa de Valério, que alegou ter feito sua fala em tom de “brincadeira”. “Quem brinca com a vida dos outros ou faz ameaças aos outros de brincadeira e rindo, só os psicopatas são capazes de fazer isso”, acrescentou Marina Silva, enfatizando a seriedade da situação.
Plínio Valério se tornou alvo de críticas na última terça-feira (18) após comentários direcionados à ministra Marina Silva. As declarações do senador ocorreram durante evento promovido pela Fecomércio Amazonas, em comemoração aos 71 anos da instituição, com a entrega da Medalha do Mérito Comercial do Amazonas 2025.
Na ocasião, Plínio Valério afirmou: “imagina o que é tolerar a Marina [Silva] por seis horas e dez minutos sem enforcá-la?”. Em entrevista ao Portal AM1, o senador alegou que se tratava de uma “brincadeira” e questionou por que as pessoas teriam levado suas palavras a sério. “Imagina, fazer ameaças com risadas”, completou Valério, tentando desqualificar a repercussão de seu comentário.
A fala de Plínio Valério foi rebatida pela Ministra Marina Silva, que classificou o ocorrido como uma possível violência política de gênero.
O pronunciamento da ministra foi feito durante entrevista à Agência Gov no quadro “Bom Dia, Ministro“. Na ocasião, ela destacou que, mesmo em um mês dedicado às mulheres, figuras políticas femininas ainda não estão imunes a esse tipo de comentário.
“A violência política de gênero acontece o tempo todo. Só para a gente pensar: se uma mulher que consegue se tornar governadora, prefeita, deputada, senadora ou ministra sofre esse tipo de violência, imagine as mulheres de um modo geral, aquelas que muitas vezes não estão em posições de visibilidade. E eu sofri agora, pela manifestação de um senador”, disse a minsitra em entrevista.
Em seu discurso, Marina Silva ainda ressaltou acreditar que as declarações de Plínio Valério ocorreram porque ela é mulher, e que o mesmo tipo de comentário não teria sido feito a um político homem.
A ministra destacou que discordâncias políticas deveriam ser mantidas no campo do confronto político, sem recorrer à violência verbal.
“Alguém que, de certa forma, é conhecida dentro e fora do país tem que ouvir uma coisa dessas de alguém incitando a violência por discordar de outra pessoa. Isso é uma forma de incitar a violência contra uma mulher. Dificilmente, talvez, isso fosse dito se o debate fosse com um homem. É dito porque é com uma mulher. É dito porque é com uma mulher preta, de origem humilde, e que tem uma agenda que, em muitos momentos, confronta os interesses de alguns — interesses que, no meu entendimento, deveriam permanecer apenas no espaço da divergência política”, completou a ministra.
LEIA MAIS:
- ‘Não existirá fusão’, diz Plínio Valério sobre PSDB e PSD de Omar Aziz
- Plínio diz ser brincadeira quando fala sobre ‘enforcar’ Marina Silva
- Discurso de Plínio sobre a ZFM gera dúvidas: ‘não entendo porra nenhuma’
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.