Manaus, 3 de maio de 2024
×
Manaus, 3 de maio de 2024

Cenário

Ramos diz que se Paulo Guedes não receber bancada do AM para falar sobre IPI, vai ao STF

Vice-presidente da Câmara quer ir ao STF contra redução do IPI

Ramos diz que se Paulo Guedes não receber bancada do AM para falar sobre IPI, vai ao STF

(Foto: Portal AM1)

MANAUS, AM – O ministro da Economia, Paulo Guedes, cancelou a reunião prevista para a próxima terça-feira (8), com o governador Wilson Lima (PSC), a fim de tratar sobre o impacto da redução linear do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para a Zona Franca de Manaus (ZFM).

A informação foi confirmada, nesta sexta-feira (4), pelo deputado federal Marcelo Ramos (PSD), em entrevista ao Amazonas1. “Essa reunião do dia 8, do ministro Paulo Guedes com o governador, foi cancelada e foi transformada numa audiência de técnicos do Ministério da Economia com técnicos da Secretaria da Fazenda aqui do estado do Amazonas”, afirmou.

O distanciamento de Guedes do diálogo aumentou o alerta entre os parlamentares do Amazonas, que também esperavam falar com o ministro, há pelo menos duas semanas. Ramos ressaltou que vai propor à bancada federal que aguarde até a próxima quarta-feira (9). Caso nenhuma solução seja apresentada, os parlamentares devem ingressar com uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF).

Saiba mais: Zona Franca de Manaus completa 55 anos em dúvida sobre seu futuro

“Tenho, claro, uma estratégia que eu vou propor para a bancada. Eu acho que, até quarta-feira, nós temos que fazer todos os esforços de negociação. Se até quarta nós não tivermos um novo decreto, ressalvando, nós precisamos entrar com a Ação Direta de Inconstitucionalidade no STF e com a representação contra crime eleitoral no TSE”, disse Ramos.

O vice-presidente da Câmara dos Deputados destacou que os parlamentares do Amazonas não estão contra o decreto, mas querem “excepcionalizar os itens da Zona Franca dessa redução de 25%”, o que preservaria a competitividade do Polo Industrial.

Leia também: Parlamentares do AM ligam para Paulo Guedes e pedem revogação do decreto do IPI

“Não temos interesse de jogar o Amazonas contra todo o resto do Brasil ou todo o resto do Brasil contra o Amazonas, mas nós não vamos abrir mão de defender os interesses do amazonenses, então, nós vamos esperar essa reunião. Se tiver uma solução que ressalve a Zona Franca, ótimo, se não tiver, nós vamos questionar judicialmente o decreto inteiro!”, afirmou.

Confira a entrevista completa: