Manaus, 7 de maio de 2024
×
Manaus, 7 de maio de 2024

Cenário

Registro de candidatura de Keitton Pinheiro ainda está pendente no TSE

Dos quatro aspirantes à cadeira da Prefeitura de Coari, apenas o primo do ex-prefeito Adail Filho (PP) aguarda o julgamento

Registro de candidatura de Keitton Pinheiro ainda está pendente no TSE

Foto: divulgação

COARI, AM – A menos de duas semanas para a realização da Eleição Suplementar em Coari, o candidato a prefeito pelo Progressistas (PP), Keitton Pinheiro, ainda aparece com o registro de candidatura pendente na Justiça Eleitoral. Dos quatro aspirantes à cadeira da Prefeitura Municipal, apenas o primo do ex-prefeito Adail Filho (PP) aguarda o julgamento.

A informação foi apurada pelo Portal Amazonas 1 no site do divulgacandcontas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), na segunda-feira (22). Segundo o site, Mil Mitouso (PSB), Robson Tiradentes Júnior (PSC) e Zé Henrique (PL) já tiveram os pedidos de registros de candidatura deferidos pela Justiça Eleitoral.

Keitton Pinheiro - Robson Jr - Coari - Eleições

Chapa cassada

Para tentar barrar a candidatura de Keitton em Coari, o principal opositor dos Pinheiros, Tiradentes Júnior, acionou a Justiça Eleitoral do município no início deste mês. Na ação, ele alega que Keitton busca a candidatura ao cargo de prefeito na Eleição Suplementar, logo após ser o vice-prefeito da chapa de Adail Filho, em 2020, cassada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM), por entender que se tratava do terceiro mandato consecutivo no mesmo núcleo familiar.

Leia mais: Tiradentes Jr tenta ‘barrar’ candidatura de Keitton Pinheiro em Coari

Com a decisão, Keitton, que é primo de Adail, também estaria inelegível porque “as chapas majoritárias possuem natureza monolítica e indivisível”. Em outro trecho, cita que o clã Pinheiro causou a invalidade da eleição do ano passado, e a participação do então vice no novo pleito viola o Código Eleitoral.

Para a coligação “Ficha Limpa”, liderada por Tiradentes Junior, a candidatura de Keitton “é uma tentativa de burlar as limitações constitucionais à concentração de poder nas mãos de monopólios familiares.”

Campanha

Enquanto aguarda julgamento da Justiça Eleitoral, Keitton Pinheiro segue na busca de consolidar o nome nas urnas e realizou um comício no bairro Pêra, neste fim de semana. O evento atraiu várias pessoas para ouvir as propostas da chapa de número 11.

Keitton Pinheiro - Robson Jr - Coari - Eleições
Foto: divulgação

Leia mais: Corrida eleitoral: Coari reúne multidões em comícios de candidatos a prefeito

No fim de semana, outro comício ocorreu no município da chapa de Tiradentes Junior. O evento recebeu o apoio dos deputados estaduais: Sinésio Campos (PT), Dr. Gomes (PSC), Saulo Vianna (PTB) e Abdala Fraxe (Podemos), além do governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC).

Keitton Pinheiro - Robson Jr - Coari - Eleições
Foto: divulgação

Novas eleições

O novo pleito foi confirmado para suceder no dia 5 de dezembro, pela Justiça Eleitoral do Amazonas, depois de quase um ano da cassação de Adail filho. Com isso, as convenções partidárias estão a todo vapor e os principais grupos políticos trocam farpas e até ameaças nas redes socais.

Até a realização da nova eleição, por determinação da Justiça, quem comanda a cidade é a presidente da Câmara Municipal de Coari, a vereadora Dulce Menezes (MDB), que é tia de Adail Filho.

Acompanhe em tempo real por meio das nossas redes sociais: Facebook, Instagram e Twitter