
(Fotos: Reprodução/CMM/ ALEAM/ Câmara dos Deputados/Artur Gomes)
Manaus (AM) – Considerado a porta de entrada para uma carreira política ambiciosa, o cargo de vereador é muito disputado por pessoas que desejam ingressar no mundo da política, não importando a classe social, pois o objetivo é alcançar maiores patamares como a presidência de uma Casa legislativa ou um cargo de nível maior.
Portanto, o Portal AM1 analisou que, nos últimos 20 anos, apenas três presidentes da Câmara Municipal de Manaus (CMM) ascenderam à Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), que são os ex-vereadores: Chico Preto, Bosco Saraiva e Wilker Barreto — que ainda permanece na Casa legislativa estadual.
Chico Preto
Presidente da Câmara municipal em apenas um biênio (2005-2006) da 14ª legislatura, Marco Antônio Souza Ribeiro da Costa, conhecido popularmente como “Chico Preto”, atuava como oposição à Prefeitura de Manaus desde a sua primeira candidatura como vereador, pelo Partido Popular Socialista (PPS), hoje, incorporado ao Cidadania.
Em 2008, após comandar a CMM, Chico Preto assumiu mandato de suplente de deputado estadual, substituindo o deputado Francisco Souza, que foi nomeado secretário de Estado no governo de Eduardo Braga (MDB).
Já em 2010, concorreu ao cargo de deputado estadual e foi eleito com 23.156 mil votos nas urnas. Ficou no cargo durante os quatro anos, como rege a legislação e, em 2016, voltou a ocupar uma das 41 cadeiras da Câmara municipal, eleito com 5.079 votos.
Ao desejar a cadeira da Prefeitura de Manaus em 2020, perdeu a corrida eleitoral sem o apoio do Avante, partido do prefeito David Almeida. Em 2022, também se candidatou ao Senado e perdeu novamente. Desde então, segue tentando retornar à vida pública como parlamentar.
No ano passado, no mês de dezembro, ele se filiou ao Partido Liberal (PL). Ao Portal AM1, Chico Preto afirmou que é possível uma candidatura para retornar à Câmara Municipal de Manaus neste ano.
“Quanto à candidatura em 2024, é uma possibilidade discutida no meio da família e com amigos e cidadãos que conhecem minha trajetória na política amazonense”, pontuou.
Bosco Saraiva
Bosco Saraiva (PSDB) venceu as eleições para ocupar a cadeira majoritária na Câmara Municipal de Manaus em 2013-2014. Essa era a terceira vez que ele assumia a presidência da Casa legislativa. A eleição contou com apenas dois candidatos após o vereador Isaac Tayah (PSD) renunciar à candidatura à presidência.
Tayah até justificou a sua desistência, afirmando que o objetivo era gerar união no Parlamento e não se indispor com os parlamentares. Saraiva teve 38 votos, enquanto o concorrente Waldemir José (PT) teve três: o dele próprio, do vereador Bibiano (PT) e da vereadora Rosi Matos (PT). Ele assumiu por dois anos e depois concorreu a deputado estadual e conquistou uma cadeira na Aleam.
Mas o então parlamentar já vinha percorrendo uma longa jornada política, tanto que passou pela presidência da CMM três vezes (1995-1996/1997-1998). Além de comandar secretarias estaduais em governos diferentes.
Em 2017, Bosco foi eleito vice-governador do Amazonas para um mandato-tampão na chapa de Amazonino Mendes (in memoriam), assumindo a Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM) no período de outubro de 2017 a abril de 2018.
Em 2019, foi eleito deputado federal pelo Solidariedade. Em 2023, assumiu o cargo de superintendente na Zona Franca de Manaus (Suframa).
Wilker Barreto
Wilker foi vereador durante três legislaturas seguidas (2009-2020) sendo que, na última, se tornou presidente reeleito da Casa, de 2015 a 2018. Quando foi vereador e presidente da CMM, Wilker era filiado ao extinto Partido Humanista da Solidariedade (PHS), hoje, incorporado ao Podemos.
Eleito presidente da CMM para o biênio 2015-2016, o político se comprometeu a levar adiante os projetos iniciados pelo ex-presidente Bosco Saraiva (PSDB).
Em 2018, foi eleito pela primeira vez deputado estadual com 29.275 votos pelo Partido Humanista da Solidariedade (PHS) para o período de 2019-2022. Em março de 2019, passou a presidir o Podemos no Amazonas, hoje, comandado pela deputada estadual Alessandra Campelo.
Atualmente, Wilker atua como líder da minoria na Aleam e tem se destacado na tribuna do Legislativo fazendo oposição ao governo estadual. Ele usa as redes sociais para alcançar mais eleitores, que têm interagido com o parlamentar sobre os problemas que a cidade enfrenta, principalmente, relacionados à Saúde e Educação.
Nas eleições de outubro de 2022, foi reeleito para seu segundo mandato de deputado estadual para a 20ª Legislatura pelo Cidadania, com 24.134 votos.
LEIA MAIS:
- Nos últimos vinte anos, apenas um presidente foi reeleito na CMM
- União Brasil quer fazer a maior bancada da CMM nas eleições de 2024
- Saiba quais são os partidos que mais comandaram a CMM nos últimos 20 anos
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.