Manaus, 26 de abril de 2024
×
Manaus, 26 de abril de 2024

Cenário

Reviravolta: Amazonino deixa Podemos e vai para o DEM

Ida de Amazonino para o Democratas de Marcos Rotta e Pauderney Avelino pode causar racha na base de apoio a David Almeida

Reviravolta: Amazonino deixa Podemos e vai para o DEM

Foto: Reprodução

MANAUS, AM – O ex-governador e ex-prefeito, Amazonino Mendes, deixou o Podemos, partido ao qual estava filiado nas últimas eleições. A decisão foi confirmada pelo deputado estadual Wilker Barreto, líder da oposição ao governador Wilson Lima, durante transmissão ao vivo nesta sexta-feira (9).

Ainda segundo Wilker Barreto, o ex-governador comunicou a desfiliação do Podemos ainda na manhã desta sexta-feira, e vai para o Democratas, partido comandado por Pauderney Avelino e Marcos Rotta. Candidato a vice de Amazonino nas eleições de 2020, Wilker disse que deve acompanhar o ex-governador.

Leia mais: DEM de Pauderney abre as portas para Amazonino disputar eleições 2022

“Para onde o Amazonino for, eu vou acompanhá-lo, porque eu acredito no projeto que ele traz para o Amazonas. A ida de Amazonino para o Democratas estava construída com o Podemos, que serviria como um partido-satélite. Infelizmente, isso não deu certo”, afirmou.

Amazonino se filiou ao Podemos em 2020. Antes, ele estava no PDT, partido de Ciro Gomes, pelo qual disputou as eleições para o governo estadual, em 2018. No segundo turno, ele contrariou a ordem do partido e apoiou o atual presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

Racha na base

Com a ida do ex-governador para o DEM, a possibilidade é que haja um racha na base de David. Vale lembrar que Pauderney e Rotta são secretários municipais da gestão de David Almeida (Avante). Pauderney é secretário municipal de Educação (Semed) e Rotta é vice-prefeito e secretário municipal de Infraestrutura (Seminf).

A ida de Amazonino para o Democratas foi antecipada pelo Amazonas1 na última quarta-feira (7), pelo próprio Pauderney Avelino. Em entrevista à equipe de reportagem, o atual chefe da Semed disse que a candidatura de Amazonino para 2022 seria um dos planos do Democratas.

“Caso ele vier [venha] para o partido, de fato, sem dúvidas será para disputar as eleições do ano que vem e ser candidato ao governo em 22”, afirmou Avelino.

Nos bastidores, a movimentação para as eleições de 2022 já está grande. Um dos sinais foi uma foto publicada por Adail Filho (PP), ex-prefeito de Coari, junto de Amazonino. A foto foi tirada no dia 23 de junho, na residência do ex-governador, no Tarumã.

Rivais

David e Amazonino foram rivais em pelo menos três ocasiões. De forma indireta, a primeira foi em 2017, quando o ex-prefeito disputou a eleição suplementar para o governo do Amazonas. Na ocasião, Mendes foi para o confronto direto, enquanto David apoiou Rebecca Garcia.

Além disso, David e Amazonino foram rivais em pelo menos duas ocasiões. Os dois entraram em confronto direto nas eleições de 2018, quando David foi candidato a governador. Na ocasião, David, que estava no PSB, caiu ainda no primeiro turno, e Amazonino, que estava no PDT, perdeu o segundo turno para Wilson Lima (PSC).

Já em 2020, Amazonino caiu mais uma vez, mas desta vez, para o próprio David Almeida, na disputa para a Prefeitura de Manaus. Os dois foram ao segundo turno e, pela segunda vez, o ex-prefeito amargou o segundo lugar no segundo turno, levando apenas 440 mil votos.

Acompanhe em tempo real por meio das nossas redes sociais: Facebook, Instagram e Twitter.