Manaus, 21 de maio de 2024
×
Manaus, 21 de maio de 2024

Cidades

Ribeirinha leva vivência de conservação do AM para encontro na ONU

Filmado na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Rio Negro, o documentário “Cipó de Jabuti” narra histórias das comunidades da Amazônia

Ribeirinha leva vivência de conservação do AM para encontro na ONU

A jovem ribeirinha Odenilze Ramos teve documentário sobre a Amazônia exibido, na terça-feira, 24, em evento da Organização das Nações Unidas (ONU) em Nova Iorque. Filmado na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Rio Negro, onde a jovem nasceu, o documentário “Cipó de Jabuti” narra histórias das comunidades da Amazônia.

Participaram também da mostra jovens de Hong Kong, Estados Unidos e da África. Eles tiveram os documentários selecionados pela campanha “MY World 360°”, uma parceria entre a Campanha dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, Digital Promise Global, e a Oculus, que convidou jovens entre os 5 e 24 anos a criar histórias imersivas para partilhar os seus pontos de vista e promover ações positivas em direção aos ODS.

A exibição do documentário “Cipó de Jabuti” foi realizada na Zona de Ação dos ODS, um espaço da ONU durante a Assembleia Geral para engajar parceiros para ações transformadoras em relação aos Objetivos.

Questionada sobre a importância do documentário para a proteção da Amazônia e das comunidades, Odenilze Ramos defendeu a relevância do curta-metragem para contar a realidade das comunidades ribeirinhas do Amazonas.

“O filme se relaciona não somente com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável de mudanças climáticas, mas também com educação ambiental, igualdade de gênero e redução de desigualdade na região. Ele apresenta o turismo de base comunitária como uma alternativa para combater o desmatamento na Amazônia, uma alternativa genuína e viável para o desenvolvimento sustentável”, destacou.

 

(*) Com informações da assessoria