Manaus, 26 de abril de 2024
×
Manaus, 26 de abril de 2024

Cenário

Roberto Cidade é acusado de copiar texto de estudante em projeto de lei

O presidente da Aleam é acusado de fazer o famoso 'copia e cola' em projeto no qual é possível perceber que um parágrafo foi copiado na íntegra

Roberto Cidade é acusado de copiar texto de estudante em projeto de lei

Foto: Evandro Seixas/Aleam

Um projeto de lei aprovado na quarta-feira (24), na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), que trata da criação da “Semana Lixo Zero”, a ser celebrada anualmente na última semana do mês de outubro, de autoria do presidente da Casa, deputado Roberto Cidade (PV) está sendo acusado de plágio. A justificativa usada pelo parlamentar no texto da proposta parece ter sido copiado de uma estudante.

Durante uma pesquisa realizada em um site de busca, ficou constatado que a defesa do projeto é igual a de uma redação de uma aluna, disponibilizada em uma plataforma de compartilhamento de conhecimento para estudantes e especialistas.

Leia mais: Wilker Barreto usa ‘Cotão’ para gastos com publicidade em acordos com Grupo Diário

Em um dos trechos da justificativa do projeto de Cidade, é possível perceber que um parágrafo da redação foi copiado na íntegra. ” Trata-se de um problema crescente, e ainda sem resultados definitivos, pois mesmo as políticas de reutilização e reciclagem de produtos são dirigidas pelo mercado, que também cria “tecnologias descartáveis” destinadas ao recebimento e manejo dos materiais descartados pelos consumidores.”

Confira o mesmo trecho no projeto, que é rubricado pelo parlamentar:

 

Além da informação de plágio, o projeto também é uma compilação de lei aprovada no ano passado, em Porto Velho (RO). Veja:

[pdf-embedder url=”https://amazonas1.com.br/wp-content/uploads/2021/02/lei_2744-RO.pdf” title=”lei_2744 – RO”]

 

Confira o projeto de Roberto Cidade na íntegra:

[pdf-embedder url=”https://amazonas1.com.br/wp-content/uploads/2021/02/PL-Roberto-Cidade.pdf” title=”PL Roberto Cidade”]

Resposta

A assessoria do parlamentar foi acionada para saber qual o posicionamento de Roberto Cidade sobre o “Ctrl+C e Ctrl+V” feito na proposta, todavia, ainda não encaminhou a justificativa do presidente da Aleam.