Manaus, 12 de maio de 2024
×
Manaus, 12 de maio de 2024

Cenário

Roberto Cidade é reeleito, antecipadamente, para presidência da Aleam

A votação relâmpago aconteceu na tarde desta quarta-feira (12) na Aleam. A chapa de Roberto Cidade acabou sendo a única inscrita

Roberto Cidade é reeleito, antecipadamente, para presidência da Aleam

A chapa de Roberto Cidade acabou sendo a única inscrita, recebendo 23 votos dos 24 parlamentares da Casa (Foto: Divulgação/ Aleam)

Manaus (AM) – Em uma manobra política, o deputado estadual Roberto Cidade (União) foi reeleito para presidência da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), com quase dois anos de antecedência, para o biênio 2025-2026.

A votação relâmpago aconteceu na tarde desta quarta-feira (12), na Aleam, após os deputados estaduais aprovarem uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) de autoria coletiva que alterou o artigo 29 da Constituição Estadual.

Com a alteração, os deputados também alteraram os artigos 7° e 8° do Regimento Interno do Legislativo, permitindo, assim, a reeleição, de forma antecipada, para a Presidência do Parlamento.

Os dados estão no Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (Sapl) da Aleam. Segundo as informações, sem a alteração, a legislação previa que a eleição para a Mesa Diretora do Legislativo fosse realizada na última sessão legislativa para o mandato do segundo biênio da legislatura, ou seja, em 2024.

Agora, com as alterações aprovadas, a votação pode ser feita no curso da legislatura, a qualquer tempo, em reunião especialmente convocada para este fim.

Biênio 2025-2026

Com a convocação da reunião para escolha da nova Mesa Diretora, a chapa de Roberto Cidade acabou sendo a única inscrita, recebendo 23 votos dos 24 parlamentares da Casa.

Além de Roberto Cidade na presidência, a Mesa Diretora da Assembleia para o biênio 2025-2026 é composta pelos deputados: Adjuto Afonso (UB) como primeiro vice-presidente; Abdala Fraxe (Avante), segundo vice-presidente; Joana Darc (UB), terceira vice-presidência; Alessandra Campêlo, secretária-geral; Delegado Péricles (PL), primeiro-secretário; Cabo Maciel (PL), segundo secretário; João Luiz (Republicanos) como terceiro secretário; Sinésio Campos (PT) como corregedor e Felipe Souza (Patriota) como ouvidor.

LEIA MAIS: