Disputa
A Ponta Negra virou uma das peças-chaves da disputa pela prefeitura entre o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), deputado Roberto Cidade (UB), e o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante). Cidade quer evitar que o prefeito faça possíveis intervenções intempestivas no Complexo Turístico Ponta Negra. Os dois entraram em uma sinuca de bico depois que o prefeito mandou pintar de vermelho as pedras portuguesas do calçadão para dar lugar a uma ciclovia que custou R$ 4 milhões aos cofres públicos.
Blindar a Ponta Negra
Para proteger o patrimônio público, Roberto apresentou o Projeto de Lei nº 1014/2023, que declara o Complexo Turístico da Ponta Negra como Patrimônio Histórico e Cultural de Natureza Material do Estado do Amazonas. Caso seja aprovado, quaisquer alterações na estrutura e estética do Complexo Turístico precisam ser ampla e profundamente discutidas, debatidas com os órgãos competentes e com a sociedade civil.
Ânimos acirrados
Desde o último aniversário da capital amazonense, Roberto e David vêm se estranhando nos bastidores da política com direito à troca de farpas. Por enquanto, Cidade espera ganhar o apoio do governador para disputar a cadeira de prefeito, enquanto David tem um acordo com Wilson pela indicação do vice em sua chapa. De agora em diante, a estratégia do presidente da Aleam vai ser incomodar David, para que a disputa entre os dois pelo apoio do governador se torne ainda mais acirrada.
Presente atrasado
Depois de ter a reinauguração adiada duas vezes, dia 24/10 e 1º/11, a Prefeitura de Manaus finalmente vai entregar o Parque dos Bilhares novamente ao público, desta vez, revitalizado pela gestão de David Almeida. Era planejado que o espaço fosse reaberto no aniversário da cidade, mas não ocorreu. O motivo não foi justificado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) ao Portal AM1. Espaço conta com pista de skate, playground, poço artesiano, academia ao ar livre e estação de tratamento de efluentes.
Negacionista?
Bolsonaro fez escola, senhores. E deixou seu legado na política amazonense, pelo menos até 2026. Eleita para seu primeiro mandato na Aleam, a deputada estadual Débora Menezes (PL) não tem evitado polêmica na Casa legislativa. Como diz o ditado: entrou pra incomodar e aparecer. Em meio aos projetos polêmicos, como por exemplo, o funcionamento de academias durante os períodos de calamidade pública de saúde, agora, a loira decidiu ignorar o Supremo Tribunal Federal (STF) e quer barrar a vacinação obrigatória contra a Covid-19. Tanto assunto para ser explanado, e ela quer justamente continuar numa pauta batida. É nítido que a parlamentar quer tá no centro dos holofotes o tempo todo, seja com imagem positiva ou negativa. Francamente, senhores!
Desconfortável
É visível a insatisfação de Érico Desterro com a futura presidência da Corte de Contas, que estará sob o comando da conselheira Yara Lins. Um episódio recente mostra Érico chamando a atenção da equipe técnica que transmitia a sessão ao mostrar Yara no início da sessão, enquanto ele é quem deveria aparecer. Ele pede que a transmissão seja desligada e reiniciada, já com a câmera em sua direção. A conselheira Yara Lins até demonstrou risos na hora, em meio ao comentário de Érico, mas quem assistiu à sessão viu que a cena também gerou um desconforto nela.
Destruição
Vocês já pararam para analisar que a Águas de Manaus adora uma rua asfaltada? Parece que os funcionários da empresa sentem o cheiro de asfalto novo de longe. A concessionária adora abrir buracos nas ruas e avenidas de Manaus e depois fazer emendas no material que deixam muito a desejar na qualidade do serviço de infraestrutura da cidade. Por conta disso, o vereador William Alemão (Cidadania) questionou a eficácia de um grupo de trabalho criado há dez anos para evitar essas perfurações sucessivas da Águas de Manaus; e o problema da falta d’água em bairros a empresa não resolve.
Sem água
Bairros da zona Leste de Manaus, por exemplo, estão sem água há dias. E, segundo moradores, não houve nenhum comunicado que a região ficaria sem água. A Águas de Manaus está instalando redes de esgotamento sanitário nos bairros Vieiralves e Adrianópolis e, além dessas regiões sofrerem com a interrupção no serviço de água, o problema também atinge áreas distantes do local, como a zona Leste. Qual é o prazo para o retorno do serviço? O povo precisa de água na torneira. Alô, Águas de Manaus, cadê o social media para responder aos clientes nas redes sociais?!
Mais uma pra conta
O ministro Benedito Gonçalves, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), decidiu condenar o ex-presidente Jair Bolsonaro à inelegibilidade pela terceira vez. A decisão foi publicada ontem (6). O caso diz respeito ao abuso de poder durante as comemorações do 7 de setembro de 2022. Cada condenação corresponde a oito anos sem poder se candidatar. Dessa maneira, o ex-presidente continua impedido de participar das eleições até 2030.
Dragagem emergencial
A dragagem emergencial do rio Madeira, que teve início no último sábado (4), deve facilitar o escoamento de cargas e produtos da região, assim como o transporte de pessoas no Amazonas. O rio Madeira será dragado na região do Tabocal, entre Manaus e o município de Itacoatiara, com serviço em 12 quilômetros de extensão, a custo de R$ 100 milhões e previsão de conclusão entre 30 e 45 dias.
Leia mais no Portal Amazonas1
FALE CONOSCO
Isac Sharlon (editor-chefe)
(92) 99169-4681
Fale com o comercial
(92) 9425-5668
Faça parte da nossa Lista de Transmissão e receba as principais notícias no seu WhatsApp.
Clique no link https://l1nk.dev/adPJI
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.