Manaus, 19 de maio de 2024
×
Manaus, 19 de maio de 2024

Coluna AM1

Rotta usa a mídia para chamar atenção de David e ter chances de vaga na CMM

Confira a coluna de política do Portal Amazonas1 publicada nesta segunda-feira (15). Curta, compartilhe e faça parte da nossa Lista de Transmissão de notícias no WhatsApp.

Rotta usa a mídia para chamar atenção de David e ter chances de vaga na CMM

Mandato itinerante

Embora Marcos Rotta (sem partido) tente plantar na mídia local rumores de que ele estaria sendo cotado para disputar a eleição para prefeito em Iranduba, esta coluna apurou que o vice-prefeito não poderá disputar a eleição majoritária em nenhum município brasileiro em 2024. Caso contrário, a candidatura se configura como “mandato itinerante” ou  “prefeito profissional”.

Impedimento

Na semana passada circulou a informação na mídia local de que Rotta teria sido convidado por empresários a disputar a eleição como candidato a prefeito de Iranduba. Mas, no entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF) essa prática é ilegal, uma vez que a legislação impede terceiro mandato consecutivo de prefeito ou vice na mesma cidade ou em municípios distintos. A medida é para evitar a perpetuação no cargo, pois o vice em algum momento já assumiu o posto de prefeito, mesmo que temporariamente.

Estratégia

Curioso é que em algumas matérias há, inclusive, o posicionamento do vice-prefeito dizendo agradecer pelo convite e ressaltando que no momento o trabalho é voltado para a reeleição de David Almeida (Avante) como prefeito de Manaus, o que o próprio Rotta considera como prioridade. A estratégia de Rotta seria chamar a atenção do prefeito e contar com o apoio da máquina pública na disputa por uma vaga na Câmara Municipal de Manaus (CMM)? Essa seria a primeira eleição dele para a Câmara, pois seu ingresso na política iniciou em 1998 ao vencer a eleição para deputado estadual.

Presidência da CMM

Se eleito vereador, Rotta entrará na disputa pelo posto de presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM). Ter um vereador de sua base aliada eleito como presidente da Casa é um dos principais objetivos do prefeito David Almeida após a derrota na eleição da mesa diretora, quando os governistas perderam para a chapa apoiada pelo governador do Amazonas, Wilson Lima (UB). Rotta é um dos nomes de confiança de David e, por sua extensa ficha na política, está capacitado para liderar a CMM em 2025. Mas, para isso ocorrer, ele terá que desbancar Caio André (Podemos), que, se eleito, tentará a reeleição para o comando da mesa diretora.

Tensão

O ano mudou, mas o cenário não. A rixa política entre o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas, deputado estadual Roberto Cidade (UB), deve se intensificar e ganhar força neste ano eleitoral. Nesta segunda-feira (15), Cidade afirmou que as obras em Manaus são graças ao governador Wilson Lima. Para ele, Manaus só é um canteiro de obras porque tem a “caneta forte” do Governo do Amazonas. Essa não é a primeira vez que Roberto Cidade, ao lado do governador, sobe o tom em discursos e mira o prefeito de Manaus, David Almeida. Esse comportamento iniciou no aniversário da capital amazonense, em outubro do ano passado, e tem se tornado comum com o passar dos dias.

Agradecimento

Depois de retornar da agenda internacional na China, Wilson Lima agradeceu Roberto Cidade por administrar o Governo do Amazonas durante o período em que o mandatário esteve ausente e o vice-governador, Tadeu de Souza (Avante), não pôde assumir o posto, pois está de férias. Na ocasião, Wilson Lima até brincou ao dizer a Roberto que nesse período no cargo majoritário, mesmo que temporariamente, o presidente da Aleam já poderá expor em seu currículo a experiência de governador.

‘Vamos invadir Portugal?’

Esta coluna antecipou em primeira mão, em dezembro do ano passado, que o médico indígena Israel Tuyuka havia sido escolhido pelo PDT para disputar o cargo de prefeito de Manaus. Nesta segunda, o médico confirmou ao Portal AM1 a sua pré-candidatura e revelou que a composição da chapa ficará a cargo do partido. Questionado sobre a preferência para o vice, ele disse não se importar se for homem ou mulher, desde que esteja preparado. Em 2022, quando tentou ser governador, Israel viralizou na imprensa local ao dizer, em um debate político, que era chegada a hora de o Brasil invadir Portugal em busca de riquezas.

Pré-candidaturas

O PDT não está de olho só na Prefeitura de Manaus. O partido também deve disputar eleições em mais municípios do Amazonas, como é o caso de Presidente Figueiredo, cidade com 26.774 eleitores, e Tapauá com 13.733 eleitores. Na terra da cachoeira o nome do PDT é Odimar Cipriano, que atualmente exerce o mandato de vereador. Já em Tapauá o escolhido é o médico Maronilson Abílio. Os nomes foram anunciados pelo presidente estadual da sigla, professor Luiz Castro.

Indecisão

Qual será o futuro político de Plínio Valério? O senador foi o mais votado em 2018 para um total de duas vagas pelo Amazonas. No entanto, ao contrário dos demais senadores, Eduardo Braga (MDB) e Omar Aziz (PSD) – que já disputaram cargos majoritários após serem eleitos – Plínio não se lançou candidato a prefeito em 2020 e nem a governador em 2022. Embora na última eleição tenha dito não descartar uma candidatura ao Governo e estar sendo cobrado para a disputa daquele ano, o senador não decolou com seu nome e perdeu a oportunidade de testar a aprovação de seu nome nas urnas. Em 2024 o movimento será o inverso e pela primeira vez ele se lançará candidato? Essa é a pergunta que ainda não temos respostas.

BR-319

Sem protagonismo do Amazonas, o Grupo de Trabalho da BR-319 deve se reunir nesta terça-feira (16) para o terceiro encontro de trabalho. Desta vez, sem a presença de seu presidente, Fausto Jr. – que se licenciou do cargo de deputado federal para assumir como secretário no Governo do Amazonas – a reunião do GT acontecerá em Porto Velho (RO). Pauderney assumirá o mandato de Fausto, mas a posse deve ocorrer somente após o fim do recesso parlamentar, que termina no dia 2 de fevereiro. Até lá, está indefinida a posição do Amazonas no GT, pois Pauderney já havia revelado a esta coluna, no ano passado, não saber se faria parte das comissões até então ocupadas por Fausto.

Leia mais no Portal Amazonas1

FALE CONOSCO

Isac Sharlon (editor-chefe)

(92) 99169-4681

Fale com o comercial

Rudson Peixoto (diretor-geral)

(92) 99425-5668

Faça parte da nossa Lista de Transmissão e receba as principais notícias no seu WhatsApp.

Clique no link https://l1nk.dev/adPJI