Manaus, 18 de junho de 2024
×
Manaus, 18 de junho de 2024

Cenário

Secretaria compartilha post sobre pré-candidatura de Mário Abrahim e comete crime eleitoral

A Secretaria do Meio Ambiente compartilhou o post nas redes sociais da pasta sobre o lançamento da pré-candidatura do mandatário.

Secretaria compartilha post sobre pré-candidatura de Mário Abrahim e comete crime eleitoral

(Fotos: Bruno Pacheco/ Portal AM1)

Itacoatiara (AM) – A Secretaria do Meio Ambiente da Prefeitura de Itacoatiara, no Amazonas, compartilhou uma publicação nas redes sociais sobre o lançamento da pré-candidatura do prefeito Mário Abrahim (Republicanos). O ato é considerado como crime eleitoral, segundo especialistas ouvidos pelo Portal AM1.

O compartilhamento aconteceu nos stories do Instagram oficial da pasta nesse sábado (8), por volta de 14h, logo após o prefeito anunciar a data para o lançamento de sua pré-candidatura a reeleição. Horas depois, contudo, já no início da noite, a secretaria apagou a publicação.

(Foto: Reprodução/Redes sociais – @semma.ita)

De acordo com o advogado e membro do Comitê de Combate à Corrupção do Ministério Público do Amazonas (MPAM), Carlos Santiago, o ato é visto como abuso de poder econômico e político, além de improbidade administrativa, por se tratar de uma pasta oficial da administração.

“Nesse caso, não pode [haver o compartilhamento]. Isso configura, claramente, improbidade administrativa, além de abuso do poder político e econômico. Neste caso, cabe ao Ministério Público Eleitoral de Itacoatiara tomar as providências cabíveis e mover uma ação nesse sentido. Também cabe à Justiça uma punição exemplar, já que do dinheiro público para beneficiar uma determinada candidatura é um crime eleitoral, mesmo na pré-campanha”, esclareceu o especialista.

Ainda segundo Santiago, para haver a denúncia, contudo, é necessário que haja prova do ato, como o print sobre o compartilhamento. “Tem que ter prova. O Ministério Público vai trabalhar em cima de provas concretas. Geralmente, esse tipo de rede social tem um tempo de veiculação desse material, pois depois sai e apaga”, pontuou o advogado Carlos Santiago.

Ministério Público

Na manhã deste domingo (9), o AM1 entrou em contato com o Ministério Público do Amazonas (MPAM) para saber se o órgão ministerial vai formalizar, juntamente com a promotoria de Itacoatiara, uma denúncia sobre caso. A reportagem, que também questionou quais ações devem ser tomadas, não teve retorno até a publicação desta matéria.

Prefeitura

O Portal AM1 também buscou a prefeitura de Itacoatiara e solicitou um posicionamento sobre o caso, mas também não obteve retorno. O espaço segue aberto para posicionamentos.

Pré-candidatura

Nessa sexta-feira, 8, após meses de conversas, o prefeito Mário Jorge Bouez Abrahim escolheu o dia e a hora para lançar oficialmente a sua pré-candidatura à reeleição pela Prefeitura de Itacoatiara. Nas redes sociais, o gestor anunciou que o evento será em 15 de junho, a partir das 17h, em local a ser definido. Com a publicação, o político também oficializou a filiação ao partido Republicanos.

“Compromisso e progresso, o trabalho vai continuar! Save the date! 15 de junho | 17 horas”, declarou o prefeito, na publicação compartilhada no Instagram. Esta também foi a primeira vez que o gestor aparece divulgando sua nova sigla partidária.

Um partido ligado à Igreja Universal do Reino de Deus e tradicionalmente ao movimento de direita, o Republicanos em Itacoatiara é composto pelo principal aliado de Mário Abrahim na Câmara Municipal, o vereador e presidente da Casa, Júnior Galvão. O parlamentar tem sido ventilado como o principal nome para compor a chapa de Abrahim e ser o pré-candidato a vice-prefeito.

Nos bastidores, Júnior Galvão, que também é pastor da Igreja Universal no município, também tem se movimentado para ganhar impulso político, caminhando com o prefeito Mário Abrahim em visitas às comunidades ribeirinhas e indígenas de Itacoatiara, segundo o vereador compartilha nas redes sociais.

(*) Por Bruno Pacheco (especial Portal AM1)

LEIA MAIS: