Manaus, 4 de maio de 2024
×
Manaus, 4 de maio de 2024

Cenário

Semed diz que carteiras descartadas a céu aberto poderão ser reaproveitadas ou leiloadas

As imagens do material escolar repercutiu negativamente na manhã de hoje e, inclusive, foi alvo de críticas tanto da população quanto de políticos do Amazonas.

Semed diz que carteiras descartadas a céu aberto poderão ser reaproveitadas ou leiloadas

Milhares de cadeiras escolares foram descartadas pela Semed (Foto: Chico Batata)

Manaus (AM) – A Secretaria Municipal de Educação (Semed) informou ao Portal AM1, por meio de nota, que as centenas de cadeiras escolares amontoadas a céu aberto e divulgadas nas redes sociais do fotógrafo Chico Batata, nesta quarta-feira (17), poderão ser reaproveitados ou leiloados.

As imagens do material escolar repercutiu negativamente na manhã de hoje e, inclusive, foi alvo de críticas tanto da população quanto de políticos do Amazonas.

Explicação

Segundo a Semed, “a Prefeitura de Manaus visa sempre manter o padrão dos móveis em bom estado de conservação nas unidades de ensino” e afirma que o material encontrado está no depósito da Subsecretaria de Infraestrutura e Logística, no bairro de Flores.

A secretaria também classificou o material como “inservível” e “está sendo substituído por modelos atuais de cadeiras e mesas, que no total foram 46 mil novos conjuntos comprados, sendo 30 mil conjuntos (mesa e cadeira), 10 mil cadeiras e 6 mil conjuntos escolares infantil, mesa e quatro cadeiras”.

“Esse material é tratado como inservível, foi classificado e separado e será encaminhado ao depósito da Secretaria Municipal de Administração (Semad) para a central de bens inservíveis. Depois de classificados, alguns bens podem ser reaproveitados na Prefeitura de Manaus ou serão leiloados e a arrecadação vai para os cofres do tesouro para comprar móveis novos”, diz a nota.

Críticas

As imagens renderam críticas por parte dos políticos. O vereador Rodrigo Guedes (Podemos), um dos críticos de David Almeida (Avante), escreveu: “Isso é gestão?! Isso é bom uso dos recursos e bens públicos?!”

Guedes questionou o porquê de a Prefeitura ter eixado o material a céu aberto, debaixo de sol e chuva e não doou ao menos para cooperativas de catadores para aproveitamento do ferro e plástico.

captura-de-tela-2024-01-17-152347

(Foto: Reprodução/Redes sociais)

Lissandro Breval (Avante) ex-aliado do prefeito da Casa legislativa, também se posicionou e disse que a má gestão de David ofende e debocha da população.

captura-de-tela-2024-01-17-153050

Story do Instagram do vereador Lissandro Breval (Avante)

Já o vereador Capitão Carpê (Republicanos), afirmou que recebeu a denúncia e irá fiscalizar o caso. “Além de ser um absurdo contra o meio ambiente, é desperdício puro de dinheiro público”, afirmou.

captura-de-tela-2024-01-17-153549

(Foto: Reprodução/redes sociais)

LEIA MAIS: