Manaus, 20 de maio de 2024
×
Manaus, 20 de maio de 2024

Política

Senadora pedirá novas quebras de sigilo após depoimento de hacker à CPMI

Walter Delgatti afirmou que o ex-presidente Jair Bolsonaro lhe prometeu indulto para invadir urnas eletrônicas.

Senadora pedirá novas quebras de sigilo após depoimento de hacker à CPMI

(Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado)

Brasília (DF) – A relatora da CPMI do 8 de Janeiro, senadora Eliziane Gama (PSD-MA), disse nesta quinta-feira (17) que o sigilo telemático de quem participou de reuniões sobre a possibilidade de invasão às urnas eletrônicas deve ser quebrado.

A declaração foi feita após o depoimento do hacker Walter Delgatti Neto, que detalhou encontros com autoridades em 2022, entre elas, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), para tratar de ataques ao sistema eleitoral brasileiro.

Delgatti Neto afirmou que o ex-presidente Jair Bolsonaro lhe prometeu indulto para invadir urnas eletrônicas e assumir um suposto grampo do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.

Delgatti disse que encontrou a deputada Carla Zambelli (PL-SP) num posto de gasolina, que ela inseriu um chip num celular “aparentemente novo” e ligou para o então presidente da República.

“Segundo ele [Bolsonaro], o grampo já havia sido realizado, com conversas comprometedoras do ministro, e eles queriam que eu assumisse a autoria desse grampo, lembrando que à época eu era o hacker da Lava Jato”, detalhou Delgatti aos parlamentares.

(*) Com informações da Agência Senado