Manaus, 29 de março de 2024
×
Manaus, 29 de março de 2024

Cenário

Serafim cobra novo decreto do IPI prometido por Bolsonaro: ‘cumpra sua palavra’

O deputado relembrou que o presidente tem até o dia 31 de março para editar o decreto que reduz o IPI e prejudica a ZFM

Serafim cobra novo decreto do IPI prometido por Bolsonaro: ‘cumpra sua palavra’

Foto: Reprodução

Manaus, AM – Com o prazo para edição do decreto que reduz o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) prestes a estourar, o deputado estadual Serafim Corrêa (PSB) usou a tribuna durante a sessão plenária dessa terça-feira (22) para cobrar o presidente Jair Bolsonaro (PL), afirmando que é necessário editar um novo decreto, para que a Zona Franca de Manaus não seja prejudicada.

Segundo Serafim, o governo federal tem até o dia 31 de março para editar o novo decreto. Mas, até o momento, o presidente não fez essa mudança na decisão do Ministério da Economia. “Temos apenas nove dias apenas, o que já deixa todo mundo de orelha em pé!”, disse o deputado.

Leia mais: Sassá chama Paulo Guedes de ‘covarde’ e inflama trabalhadores a fazer greve na ZFM por causa do IPI

Enquanto o deputado cobra um posicionamento do presidente Bolsonaro, o ministro da Economia, Paulo Guedes, comentou nessa terça-feira que pretende reduzir em 25% as alíquotas do IPI, durante o seminário do Banco PTG Pactual. De acordo com ele, essa redução diminuiria o valor cobrado na venda de geladeiras, fogões, entre outros.

“Em uma só tacada, ele mexe com 26 estados e o Distrito Federal, 5.799 municípios que perdem receita e cria condições adversas para a Zona Franca de Manaus. Aquelas empresas que têm IPI abaixo de 10% perdem competitividade de forma irreversível. Isso é fato, não é brincadeira!”, disparou Serafim.

Deputado Serafim
Foto: Divulgação / Aleam

Ainda no discurso, o deputado afirmou que o Amazonas foi surpreendido com a decisão do governo federal, que foi publicada em uma edição extra do Diário Oficial na antevéspera do feriado de Carnaval. No entanto, as forças políticas se movimentaram e conseguiram reverter a situação.

O governador do Amazonas, Wilson Lima, teve um encontro com o presidente Bolsonaro e o ministro Paulo Guedes para discutir sobre o assunto. Mas, o que era para ser um alívio para a população amazonense, continua a causar dor de cabeça.

Leia mais: Ex-chefe da PF no Amazonas, que denunciou ministro Salles, será candidato a deputado

“Quero aqui cobrar do presidente o cumprimento da palavra, porque se for para no dia 31 sair um outro decreto, reduzindo em 35% o IPI, ele vai aprofundar o poço ao invés de salvar quem está no fundo do poço”, disse.

O deputado Wilker Barreto (sem partido) ainda comentou que o grande perigo para a ZFM é o ministro Paulo Guedes, o que foi concordado por Serafim. “O maior perigo é insegurança política, hoje é isso, amanhã é outra coisa. Quem é que vem para cá correr perigo diante de um ministro que é notoriamente contrário ao desenvolvimento regional?”