Manaus, 4 de maio de 2024
×
Manaus, 4 de maio de 2024

Cenário

Serafim expõe que governador de Roraima pega ‘carona’ em obra na Guiana

Ex-deputado estadual afirmou que pavimentação de rodovia não recebeu investimentos de governos brasileiros.

Serafim expõe que governador de Roraima pega ‘carona’ em obra na Guiana

"Quando penso que já vi tudo, sou surpreendido com uma dessa", escreveu Serafim. Foto: Divulgação/Assessoria/Reprodução/Instagram

Manaus (AM) – Serafim Corrêa, ex-prefeito de Manaus e ex-deputado estadual, publicou, nesta sexta-feira (26), no Twitter, que o governador de Roraima, Antônio Denarium (Progressistas), assumiu autoria indevida da construção de estrada ligando as cidades de Linden a Lethem, na Guiana, ao estado.

Em contrapartida, o Governo de Roraima lamentou o que chamou de “desconhecimento” de Serafim sobre o assunto. De acordo com o parlamentar amazonense, a obra não recebeu nenhum recurso financeiro de governos brasileiros.

“O governador Denarium, de RR, postou um vídeo na Guiana fazendo propaganda de uma estrada de Linden a Lethem, cidades guianenses, dando a entender que a obra é sua. A estrada é obra da Guiana e não tem um tostão brasileiro”, escreveu. “Quando penso que já vi tudo, sou surpreendido com uma dessa”

O vídeo anexado à postagem mostra o governador acompanhando as obras de asfaltamento da via, com o total de 480 quilômetros. No registro, ele anuncia a construção de 45 pontes ao longo do percurso.

“Com o asfaltamento dessa estrada, Roraima terá a melhor logística para exportação do Brasil, e seremos também a melhor fronteira agrícola do Brasil”, diz o chefe do Executivo, citando ao final a parceria do governo do estado com os governos federal e do país vizinho.

Acordo

Um acordo de cooperação técnica foi assinado em 2017 entre o Brasil e a Guiana. No entanto, mudanças políticas e a pandemia de Covid-19 atrasaram as obras.

O início oficial dos trabalhos ocorreu na semana passada, com a assinatura das ordens de serviços pelo Ministério dos Transportes. Na ocasião, o líder do MDB em Roraima, Romero Jucá, ressaltou ao titular da pasta, Renan Filho, a relevância da obra para o escoamento de produtos para o Caribe e o desenvolvimento econômico da Região Norte.

O Banco do Desenvolvimento do Caribe (CDB) investiu US$ 190 milhões no trecho de Linden a Mabura. O serviço ficou a cargo da empresa brasileira Galvão Queiroz S.A. do Brasil, vencedora da licitação.

Em nota, a secretaria de Comunicação de Roraima afirmou que “o governador Antônio Denarium em momento algum assumiu a autoria da obra que liga Linden a Lethen na Guyana, até por que, (sic) os 121 quilômetros iniciais estão sendo feitos com recursos do país vizinho”.

“Lamentamos que por desconhecimento do ex-prefeito e ex-deputado, Serafim Corrêa, (sic) o mesmo venha tentar politizar uma assunto fundamental para o desenvolvimento regional e aproveitamos para ‘convida-ló’ (sic) para se informar dos detalhes do andamento da obra que está dividida em três etapas e uma delas tenta buscar uma parceria com o governo federal para execução do último trecho que vem até a cidade que faz fronteira com Roraima e terá total apoio do governo de Roraima para se concretize”, finaliza a nota.

LEIA MAIS: