Manaus, 17 de maio de 2024
×
Manaus, 17 de maio de 2024

Cidades

Susam vai lançar edital para a Comissão Eleitoral do conselho

A Comissão Eleitoral será composta paritariamente por 12 membros, sendo 03 representantes do governo e entidades prestadoras de serviços

Susam vai lançar edital para a Comissão Eleitoral do conselho

O governo quer absorver todos os terceirizados da Susam, sem concurso público (Reprodução)

A Secretaria de Estado de Saúde (Susam) lançará, no inicio desta semana, edital de convocação para a formação da Comissão Eleitoral responsável pela organização e realização da eleição para composição dos cargos vagos dos membros do Conselho Estadual de Saúde do Amazonas (CES-AM). O documento deve ser publicado no Diário Oficial do Estado (DOE).

(Foto: Divulgação)

 
A Comissão Eleitoral será composta paritariamente por 12 membros, sendo 03 representantes do governo e entidades prestadoras de serviços, por indicação da Gestão, 03 representantes das Entidades Representativas dos Trabalhadores da Área da Saúde vinculados ao Sistema Único de Saúde (SUS) e 06 de Entidades e Movimentos Representativos de Usuários do SUS.
O trabalho da Comissão Eleitoral será auxiliado e fiscalizado por uma Comissão Especial presidida pelo secretário de Estado de Saúde, Rodrigo Tobias, e composta também pela secretária Executiva da Secretaria de Estado de Saúde, Vanessa Nascimento, e pelo assessor Jurídico-Chefe da Secretaria de Estado de Saúde, João Paulo Marques.
A Comissão Especial foi instituída pelo Decreto nº 40.646, de 8 de maio de 2019, publicado na edição do referido dia do DOE. Caberá à Comissão Especial instituir a Comissão Eleitoral, uma vez conhecidos os membros definidos por suas respectivas representações.
Eleições
A realização de novas eleições tem como objetivo restabelecer a atuação do CES-AM, que não se reúne desde dezembro de 2018, após o encerramento do mandato dos conselheiros. Uma nova eleição deveria ter acontecido, porém o Ministério Público Estadual ingressou com uma Ação Civil Pública na  58ª Promotoria de Justiça, com o objetivo de apurar a regularidade da composição do Conselho Estadual de Saúde, o seu processo eleitoral, a ocupação simultânea de cargos nos Conselhos Estadual e Municipal e o nível de transparência de seus trabalhos e decisões.
 
A Justiça do Amazonas determinou, por liminar, em janeiro de 2019, que fossem constituídas uma Comissão Técnica e uma Comissão Eleitoral e a deflagração do processo eleitoral visando a composição dos cargos no CES-AM para o biênio 2019-2021. “Esse processo de reconstituição do CES é muito importante para a nossa gestão no momento em que trabalhamos para a reestruturação da saúde no Estado. Estamos alinhados com a Justiça e o Ministério Público Estadual, no sentido de promover a renovação e fortalecer as ações do conselho, respeitando sua autonomia como órgão do controle social que atua na fiscalização das ações e participa ativamente no planejamento da política de saúde pública no Estado”, afirma o secretário Estadual de Saúde, Rodrigo Tobias. 
De acordo com o secretário, todo o processo obedecerá à legislação vigente e o regimento eleitoral do Conselho Nacional de Saúde (CNS).
(*) Com informações da assessoria