Manaus, 2 de maio de 2024
×
Manaus, 2 de maio de 2024

Cidades

‘Suspender contratos é contra a lei’, diz Sinteam sobre contratação de novos professores

A presidente do Sinteam, Ana Cristina, informou que é ilegal suspender os contratos dos professores por conta da greve

‘Suspender contratos é contra a lei’, diz Sinteam sobre contratação de novos professores

(Foto: Del Lima/AM1

Manaus (AM) – Em discurso, na manhã desta sexta-feira (2), a presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Amazonas (Sinteam), Ana Cristina, informou que é ilegal suspender os contratos dos professores.

“É ilegal suspender os contratos dos professores para contratar outros só porque não houve negociação”, disse Ana Cristina.

A professora ainda informou que deve colocar em votação três propostas que haviam sido discutidas com o comando do Sinteam, mas não revelou todas.

A primeira será de acatar a contraproposta feita pelo governo, na quinta-feira (1º), e ficar apenas em estado de greve. A segunda é criar um calendário de lutas e, na segunda-feira (5), reunir-se na audiência. A última não foi revelada e deve ser tratada em sigilo.

A declaração de Ana Cristina é sobre o anúncio feito pelo governador Wilson Lima a respeito da contratação imediata de professores selecionados por meio de Processo Seletivo Simplificado (PSS) e que estão em cadastro de reserva da Secretaria de Estado da Educação e Desporto Escolar. Os profissionais atuarão nas escolas que estão sem aulas.

Além disso, a previsão é lançar, até a próxima segunda-feira (5), um novo PSS emergencial para contratação de mais profissionais.

LEIA MAIS: