Manaus, 19 de maio de 2024
×
Manaus, 19 de maio de 2024

Política

Técnicos do MEC avaliam retomar projetos da Ufam após reunião com Gedeão Amorim

Técnicos do MEC avaliam retomar projetos da  Ufam após reunião com Gedeão Amorim

Deputado Gedeão Amorim (MDB) em conversa com o titular da Secretaria de Educação Superior do MEC.

O Ministério da Educação (MEC) iniciou o processo para retomar projetos suspensos na  Universidade Federal do Amazonas (Ufam). A medida ocorreu após o deputado federal Gedeão Amorim (MDB) visitar a sede do ministério, na manhã desta quarta-feira, 21, para apresentar uma série de demandas da universidade que estão comprometendo o desenvolvimento de acadêmicos. 

O parlamentar foi buscar recursos para a Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

Deputado Gedeão Amorim (MDB) em conversa com o titular da Secretaria de Educação Superior do MEC.

De acordo com o deputado, por falta de verba, a universidade está com grandes projetos engavetados, como o Plano de Ação em CT&I para a Amazônia (PCTI), programa que tem o objetivo de promover a ciência, tecnologia e a inovação como vetor de desenvolvimento do Estado do Amazonas, com base nos preceitos de sustentabilidade e competitividade.

“Na atual situação, a reitoria tem priorizado o pagamento da pasta e tem sobrado muito pouco recurso para investir em demais programas, o que é lamentável, pois, além de afetar o desenvolvimento acadêmico dos alunos, afeta a área de pesquisa do nosso Estado. Queremos resgatar esses projetos”, afirma o parlamentar.

Além de levar a demanda do PCTI, o parlamentar tenta conseguir junto ao titular da Secretaria de Educação Superior (Sesu), professor Paulo Barone, mais verba para a adequação da faculdade de estudos sociais. “Recebi toda a atenção possível e ele se comprometeu em examinar os pleitos e ver o que poderá ser feito logo nas próximas semanas”, informa Gedeão.

Por sua vez, o secretário da Sesu, Paulo Barone, informou que obteve informações importantes a respeito de projetos que estavam suspensos na Ufam e disse que deu encaminhamento aos departamentos responsáveis do Ministério para que as providências mais urgentes sejam tomadas. “Faremos um levantamento sobre estes assuntos e com certeza encontraremos um meio para viabilizar essas demandas”, concluiu Barone.