Manaus, 18 de maio de 2024
×
Manaus, 18 de maio de 2024

Cidades

Terminais de Manaus apresentam falhas na estrutura após reformas recentes

Os terminais de Manaus passam por diversas falhas e os usuários do transporte coletivo sofrem com as péssimas condições nestes locais

Terminais de Manaus apresentam falhas na estrutura após reformas recentes

Foto: Márcio Silva / Portal AM1

MANAUS (AM) – Em uma breve passagem pelos Terminais de Integração de ônibus 2 e 5, o Portal Amazonas 1 flagrou inúmeras estruturas dos espaços públicos completamente destruídas ou mal revitalizadas. Usuários do transporte público e trabalhadores dos locais denunciam um total descaso da Prefeitura de Manaus, além de restruturações superficiais, as famosas “maquiagens”.

O T5, no bairro São José I, foi o primeiro terminal a ser visitado pela equipe na tarde dessa sexta-feira (02). No local, uma permissionária que trabalha ali há 21 anos reclamou do descaso para com os funcionários do terminal: “Eles vieram aqui, só pintaram por cima e criaram esses boxes, que ninguém usa”, contou. “Tenho que trabalhar aqui, debaixo de sol e chuva para me manter enquanto esses boxes, que eram para a gente, estão fechados”, disse a mulher que, com medo de represálias, preferiu não se identificar.

População sofre com terminais de Manaus sem manutenção – T5 Zona Leste Foto: Márcio Silva / Portal AM1

Leia mais: Desconforto e insegurança nas paradas de ônibus no centro de Manaus

Além de abandono aos permissionários, a trabalhadora também relata uma manutenção estrutural que em nada melhorou o terminal, considerada por ela como superficial: “Isso foi só uma maquiagem, é só você ver. O teto está desprendendo, a tinta descascando… Isso já faz muito tempo”, desabafou. Segundo seus relatos, essa obra de manutenção vem se arrastando e não é concluída devido à falta de pagamento por parte da prefeitura à empresa responsável, conforme conversa da permissionária com trabalhadores da obra.

Já a segurança é um assunto recorrente entre trabalhadores do terminal e usuários – algo que não se estende apenas até o espaço na zona Leste de Manaus. Segundo a passageira e técnica de enfermagem Thaisa de Jesus, a presença de criminosos já é conhecida, mas piora quando eles também vandalizam o patrimônio público: “É muito complicado, você já lida com ônibus destruídos no dia a dia e, quando vem aqui, encontra o lugar desse jeito”, disse. “Como vamos cobrar o poder público se as pessoas também destroem ao invés de cuidar? ”, questionou.

Terminal tomado pela água

Do outro lado da cidade, no Terminal 2, no bairro Cachoeirinha, zona Sul de Manaus, a estrutura completamente destruída torna o uso do espaço um estresse a mais. “Quando chove em Manaus, parece é que está chovendo aqui dentro”, disse o aposentado, José Silva, sobre os buracos no teto do terminal. Além do telhado, as paredes aparecem com rachaduras, sem pintura adequada e ainda com inúmeras pichações.

Faltam telhas na cobertura do T2, na Cachoeirinha – Foto: Márcio Silva / Portal AM1

José relata que as pessoas precisam correr dentro do terminal coberto para se proteger da chuva, enquanto aguardam o coletivo. Sendo cadeirante, em dias assim, ele mal consegue se locomover dentro do espaço, que em teoria, deveria ser acessível a todos.

Tendo acompanhado as notícias, Silva sabe que recentemente o Terminal passou por uma revitalização, mas que para ele, está longe de ser o suficiente. “Essa reforma, viu?! Vou te contar, até eu faria melhor”, brincou.

Seu José Silva “sente na pele” os problemas no T2 – Foto: Márcio Silva / Portal AM1

Imprecisão no T5

Em nota, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Obras, informou que iniciou a gestão de David Almeida com mais de 100 obras inacabadas e paralisadas, sendo necessária a criação da Comissão Especial de Acompanhamento de Obras Inacabadas. Entre elas, está o Terminal 5, que apresentou uma “imprecisão no projeto básico da antiga gestão”, dependendo, agora, do aval da Secretaria de Finanças.

Acompanhe em tempo real por meio das nossas redes sociais: Facebook, Instagram e Twitter.