Manaus, 19 de maio de 2024
×
Manaus, 19 de maio de 2024

Política

Tribunal de Justiça adia análise da suspensão do impeachment de Wilson

Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADIN) questiona na Justiça a legalidade do processo de impeachment em tramitação na Assembleia

Tribunal de Justiça adia análise da suspensão do impeachment de Wilson

Foto: Tribunal de Justiça do Amazonas/Youtube

O Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) adiou, por mais uma semana, o julgamento da decisão monocrática do desembargador Wellington José de Araújo que suspendeu a tramitação do processo de impeachment do governador Wilson Lima (PSC) e vice Carlos Almeida (PTB) na Assembleia Legislativa do Amazonas (ALEAM).

O próprio relator Wellington José de Araújo alegou, nesta terça-feira, 19, que não colocou no sistema do TJAM o seu voto no tempo regimental de 24h antes da sessão do Pleno.

“Por problemas técnicos não pude apresentar o voto dentro do prazo previsto. Por isso estou pedindo adiamento do processo para que todos tenham conhecimento e possam analisar a decisão”, afirmou Wellington José de Araújo.

‘Turbulência’

Os desembargadores Domingos Chalub e Ari Moutinho reclamaram da demora em analisar o processo, no entanto, aceitaram as desculpas do desembargador Wellington José de Araújo.

“Eu tenho meu voto definido, mas em razão das justificativas do desembargador Wellington, vou aguardar para me manifestar no momento oportuno”, disse Chalub.

Moutinho afirmou que a Assembleia passa por “uma turbulência política” e que por isso a análise da decisão monocrática pela suspensão do processo de impeachment de Wilson Lima e Carlos Almeida fosse “submetido ao crivo do plenário hoje”.

“É necessária e importante que tenham o maior cuidado possível que na próxima sessão essa decisão não seja adiada. Há necessidade de referendar ou não essa decisão monocrática. Fica meu veemente protesto pelo atraso de não ter sido disponibilizado (o voto) embora reconheça que o relator não tenha culpa disso. deve ter sido o sistema”, afirmou Ari Moutinho.