Manaus, 18 de maio de 2024
×
Manaus, 18 de maio de 2024

Cenário

Turismo no AM despenca com suspensão de voos para Miami

Com o avanço da pandemia, o presidente do EUA, Donald Trump e o prefeito de Miami já cogitam a suspensão de todos os voos do Brasil

Turismo no AM despenca com suspensão de voos para Miami

(Foto: Márcio Silva/ AM1)

Os voos que ligam Manaus a Miami, nos Estados Unidos, estão suspensos por causa da pandemia da Covid-19 e segundo a Empresa de Turismo do Amazonas (Amazonastur), a previsão para o retorno é apenas para o segundo semestre deste ano.

No entanto, com o avanço da pandemia no Brasil, o presidente do EUA, Donald Trump, e o prefeito de Miami, Francis Suarez, cogitam a suspensão dos voos para o país.

Saiba mais em:

Prefeito de Miami quer suspender voos do Brasil por risco de coronavírus

Como a data para o retorno das operações Manaus-Miami-Manaus ainda não está certa, uma suspensão a nível nacional poderia prolongar ainda mais a paralisação no Amazonas, e aumentar os prejuízos para o setor turístico da região, que já sofre os impactos da pandemia.

Segundo a Amazonastur, os EUA são o país que mais emite turistas para o Amazonas. De acordo com os dados da Pesquisas Ambiente de Negócios do Turismo para Recuperação Pós Covid-19, da Amazonastur, e do observatório de Turismo da UEA, cerca de 67,43% das agências de turismo tiveram redução entre 81% e 100% de suas reservas; enquanto outros 11,63 tiveram redução entre 61% e 80%.

Leia também:

Pandemia fecha hotéis de Manaus por tempo indeterminado

“O turista norte-americano é o estrangeiro que mais contempla os nossos atrativos. Não se pode negar a importância do perfil desse turista para o turismo amazonense. Manaus é favorecida pelo voo, sobretudo pela posição geográfica, beneficiando diretamente o nosso destino”, disse a empresa por meio de nota.

Ainda segundo a empresa, não há como estimar com exatidão o prejuízo gerado por conta da pandemia no setor turístico, apenas no fim da pandemia poderá ser mensurado.