Manaus, 10 de maio de 2024
×
Manaus, 10 de maio de 2024

Cidades

UFAM contraria MEC e vai exigir cartão de vacinação contra covid-19

Comprovante de vacinação vai ser exigido para o retorno às atividades acadêmicas presenciais em 10 de janeiro de 2022

UFAM contraria MEC e vai exigir cartão de vacinação contra covid-19

Foto: Divulgação

MANAUS, AM – A Universidade Federal do Amazonas (Consuni/UFAM) vai passar a exigir o cartão de vacinação contra a covid-19 de toda a comunidade acadêmica a partir do mês de janeiro de 2022. A decisão foi tomada na última quinta-feira (30) pelo Conselho Universitário (Consuni), e passa a valer para alunos, professores, servidores técnico-administrativos e funcionários terceirizados.

No Conselho, que reúne diretores de todas as unidades acadêmicas da Universidade, além de alunos, servidores e comunidade externa, a medida teve como relator o professor Edson Andrade, da Faculdade de Medicina da UFAM (FM). Ele deu parecer favorável à decisão, que considerou um parecer do Comitê Interno de Enfrentamento à Covid-19 da Universidade, aprovado no dia 27 de dezembro, que considera as situações epidemiológicas nacional e local.

Em seu voto, Andrade considerou pontos como ciência, dever social, e a vacinação de toda a comunidade universitária. Ainda não há números concretos de quantos servidores, alunos e professores da Universidade já estão com o ciclo vacinal completo. “Essa é uma etapa, um passo a mais, em que a Ufam contribui na busca de uma sociedade melhor”, considerou o docente.

Leia mais: MEC não vai exigir vacinação contra covid-19 em instituições federais

A medida do Consuni segue na esteira de instituições como a Universidade Federal do Pará (UFPA) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e contraria a decisão do Ministério da Educação publicada no Diário Oficial da União (DOU) de quinta-feira. Assinado pelo ministro Milton Ribeiro, o despacho diz que as universidades e instituições federais não podem exigir dos seus alunos e servidores, incluindo os terceirizados, o comprovante de vacinação contra a doença, e que a medida só pode ser exigida mediante lei federal.

A exigência do cartão de vacinação serve não apenas para os servidores, alunos e professores, mas também todas as pessoas que precisarem acessar a Universidade. Ainda não há informações, no entanto, de como o passaporte da vacina deve ser exigido da comunidade acadêmica ou formas de fiscalização.

(*) Com informações da assessoria.

Acompanhe em tempo real por meio das nossas redes sociais: Facebook, Instagram e Twitter