Manaus, 4 de maio de 2024
×
Manaus, 4 de maio de 2024

Cenário

Um ano após ‘furar fila’ da vacina, Sabá Reis testa positivo para covid-19

Sabá, que supostamente furou a fila da vacina contra a covid-19, e chegou a ficar internado com a doença, testou positivo mais uma vez

Um ano após ‘furar fila’ da vacina, Sabá Reis testa positivo para covid-19

Foto: Reprodução

MANAUS, AM – Quase um ano após furar a fila da vacinação contra a covid-19, o secretário municipal de Limpeza e Serviços Públicos (Semulsp), Sabá Reis, testou positivo para a covid-19. A informação foi divulgada nesta terça-feira (18), pela Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom).

Segundo a Semcom, o secretário está assintomático, mas segue em repouso e trabalho no sistema de home office, de forma remota. A pasta ainda ressaltou que Sabá Reis está com o esquema vacinal completo, com as três doses da vacina contra a covid-19.

O secretário recebeu a primeira dose da vacina no primeiro dia de aplicações, ainda em 19 de janeiro de 2021. Na ocasião, a prioridade era para os profissionais da saúde que estavam atuando na linha de frente do combate à pandemia, mas Sabá e as secretárias Shádia Fraxe e Jane Mara Moraes, gestoras das pastas de Saúde (Semsa) e Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), “furaram a fila” e receberam a primeira dose da CoronaVac ainda no primeiro dia de aplicações, mesmo sem atenderem aos critérios definidos pelo Plano Nacional de Imunização (PNI).

Leia mais: Sabá Reis usa Semulsp para fazer tributo a Marília Mendonça

O caso foi parar no Ministério Público do Amazonas (MP-AM). Sabá, Shadia, Jane Mara Moraes, médicos e assessores da Semsa foram denunciados pelo órgão, que chegou a pedir a prisão do prefeito David Almeida (Avante) por improbidade administrativa. Seis dias após a vacinação indevida, Sabá foi internado com covid-19, e chegou a viajar para São Paulo para se tratar da doença.

Além de Sabá, Shádia e Jane Mara, outros assessores e médicos foram vacinados indevidamente. Foi o caso das médicas Isabelle e Gabrielle Lins, irmãs gêmeas, que haviam sido nomeadas para os cargos de médicas menos de uma semana antes de a vacinação começar. No entanto, depois que receberam a primeira dose e depois da ampla publicidade do caso, as duas foram exoneradas.

Na rua

Ainda sem saber da reinfecção, na manhã desta terça-feira (18), Sabá Reis postou foto tomando café com o secretário municipal de Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), Radyr Júnior, no “Café da Paula”, na bola da avenida Itaúba, na zona Leste de Manaus.

fato