Manaus, 7 de maio de 2024
×
Manaus, 7 de maio de 2024

Brasil

Urgente: Anvisa identifica dois casos da Ômicron no Brasil

O paciente chegou de viagem da África do Sul e pretendia retornar ao país africano com a esposa; os dois cumprem isolamento domiciliar

Urgente: Anvisa identifica dois casos da Ômicron no Brasil

Foto: Agência Brasil

São Paulo, SP – A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou, na tarde desta terça-feira (30), que recebeu resultados preliminares que apontam a infecção da variante Ômicron da covid-19 em dois brasileiros.

Em nota, a Agência afirmou que o exame foi feito em um passageiro que veio da África do Sul, e desembarcou no Aeroporto de Guarulhos, no último dia 23, com resultado do exame negativo. Já preparado para retornar ao país africano, o passageiro, desta vez acompanhado da esposa, realizaram um novo exame, desta vez, com resultado positivo para os dois.

Após o exame, os casos foram comunicados ao Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) de São Paulo. O casal está em isolamento domiciliar com sintomas leves. Os dois não possuem histórico de vacinação.

Leia mais: Exame de brasileiro vindo da África tem baixa carga viral e dificulta identificação da Ômicron

Os resultados foram analisados pelo laboratório Albert Einstein, que realizou o sequenciamento genético das amostras e informo à Anvisa sobre os resultados positivos dos testes e sobre o início dos procedimentos para sequenciamento genético, nesta segunda-feira (29).

Com os procedimentos realizados, o laboratório identificou, em análises prévias, que foi identificada a variante Ômicron, que possui 50 mutações da covid-19. O material será enviado ao Instituto Adolfo Lutz (IAL) para fins de confirmação do sequenciamento genético.

O Ministério da Saúde e as secretarias de Saúde estadual e municipal de São Paulo já foram informadas pela Anvisa sobre sobre a identificação preliminar, para que seja adotadas medidas de saúde pública pertinentes.

(*) Com informações da CNN

Acompanhe em tempo real por meio das nossas redes sociais: Facebook, Instagram e Twitter