Manaus, 2 de junho de 2024
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Manaus, 2 de junho de 2024

Política

Vai à sanção do prefeito projeto do vereador Gedeão que moderniza o ensino extraclasse

Vai à sanção do prefeito projeto do vereador  Gedeão que moderniza o ensino extraclasse

Para o vereador, a Prefeitura agiu pelas costas da classe da educação, pois, a categoria deveria ter sido ouvida antes que qualquer decisão fosse tomada. (Foto: Tiago Côrrea/CMM)

O projeto de lei foi aprovado na Casa Legislativa antes do Feriado da Pátria. (Foto: Tiago Corrêa/CMM)

A Câmara Municipal de Manaus (CMM) envia, a partir desta  segunda-feira, 11, para a sanção do Executivo o Projeto de 065/2017, que implanta o “Ensino Direcionado” nas escolas da Secretaria Municipal de Educação (Semed), na modalidade de estudo extraclasse. O projeto de lei foi aprovado na Casa Legislativa antes do Feriado da Pátria.

Idealizado pelo vereador Professor Gedeão Amorim, o modelo de ensino segue as diretrizes da educação oriental, a exemplo da franquia Kumon, e tem como propósito disciplinar a forma de aprendizagem do aluno por meio e um estudo  autônomo.

Para o vereador, este é um método que pode revolucionar o sistema de educação do município e criar uma sociedade com alunos que apreciem a prática do estudo. “O método de ensino autoritário precisa ser deixada de lado. O professor deve se tornar um orientador, observando os principais potenciais de cada aluno e estimulando-os”, explicou.

Gedeão disse que esta nova prática de ensino pretende fazer o aluno perceber a capacidade de aprender por si só, lendo, pensando, resolvendo seu material com suas próprias forças e avançando por meio do estudo autodidata.  

No projeto de lei aprovado pela CMM, o Estudo Direcionado é uma técnica fundamentada no princípio didático de que o professor não ensina e sim é o agilizador da aprendizagem, ajudando o aluno a aprender. De uma forma especial é uma técnica que põe em evidência o modo como o aluno aprende. “A capacidade de chegar sozinho às respostas mudará a forma deste aluno de se ver, fazendo com que ele se desafie cada vez mais e busque sempre seus sonhos e metas.”, destaca Gedeão.         

Autonomia

Pedagoga há mais de 20 anos, Marília Andrade, 53, não tem dúvidas de que este novo método de ensino incentivará os alunos a se esforçarem e adquirirem prazer pelos estudos. “Dar o papel e a caneta na mão desses estudantes e mostrar pra eles do que são capazes de fazer sozinhos, sem pressão, no seu tempo, é um grande impulsionador para criar cidadãos preparados para o mercado e determinados.”, alega Marília. 

Para a professora da rede pública de ensino, Rosimeire Zanetti, 45, esta nova prática de ensino-aprendizagem vai trazer diversas vantagens tanto para os docentes quanto para os alunos. “A grande inovação do método está no fato de não se ensinar ao aluno como resolver o material proposto, essa será uma grande troca de aprendizagens, podendo até mesmo avançar o estudante além dos conteúdos da sua série escolar. Aguardo ansiosa por esta oportunidade, será um prazer orientar alunos a serem autodidatas e que anseiem por novos conhecimentos.”, disse a docente.

 Diretrizes

A prática de estudo é marcada por diversos aspectos como a superação das desigualdades educacionais; melhoria da qualidade social da educação; promoção do princípio da gestão democrática da educação pública; promoção humanística, científica, cultural e tecnológica do Município e valorização dos profissionais da educação.

“Quanto à contratação de profissionais especializados para ministrar as aulas, o projeto de lei sugere que os  próprios professores passem por um curso de aperfeiçoamento nessa nova técnica, que servirá de grande enriquecimento curricular e melhorará a aprendizagem de seus alunos. Eu conto com a sensibilidade do prefeito de Manaus, Arthur Neto, para implantar esse projeto nas escolas da Semed”, disse Gedeão.

Entre outras características, o estudo direcionado incentiva a atividade intelectual do aluno, intensifica a descoberta de seus próprios recursos mentais, facilitando  nele o desenvolvimento das habilidades e operações de pensamento significativas, como identificar, selecionar, comparar, experimentar, analisar, concluir, solucionar problemas, aplicando o que aprendeu. Além de possibilita o ajuste às que deve executar para alcançar o previsto nos objetivos.

 

(*) Com informações da Assessoria