(Foto: Rosi Lima/Assessoria)
Manaus (AM) – O vereador Zé Ricardo (PT), da Câmara Municipal de Manaus, criticou duramente parte da bancada federal do Amazonas por, segundo ele, votar contra os interesses da população durante sessão do Congresso Nacional.
O parlamentar apontou que, com exceções, deputados e senadores do estado contribuíram para derrubar vetos do presidente Lula que, segundo ele, protegiam os cidadãos de aumentos na conta de energia elétrica e de um fundo partidário bilionário.
“A bancada deveria defender o povo amazonense, mas preferiu beneficiar interesses empresariais e os próprios partidos. O resultado? Conta mais cara pra todos nós”, declarou o vereador em suas redes sociais.
Zé Ricardo direcionou suas críticas especialmente ao veto relacionado ao aumento de recursos para o fundo partidário e à proposta que visava conter reajustes na tarifa de energia elétrica.
Conforme a página oficial do Congresso Nacional, que detalha como votaram os parlamentares em cada item, o dispositivo 47.24.006 – que tratava das dotações do Fundo Especial de Assistência Financeira aos Partidos Políticos – previa que os valores da Lei Orçamentária de 2025 seguissem os mesmos parâmetros da Lei Orçamentária de 2016. A derrubada do veto pode gerar acréscimo de R$ 164,8 milhões ao fundo partidário.
O texto vetado pelo Executivo estabelecia um reajuste inflacionário no valor originalmente previsto para 2016, o que permitiria ganho real aos partidos nas verbas de custeio.
Na Câmara dos Deputados, 334 parlamentares votaram a favor da derrubada do veto, contra 96 que apoiaram a manutenção. Houve ainda 20 abstenções. No Senado, o placar também favoreceu a derrubada, com 52 votos.
Para entender a posição de cada parlamentar na votação que analisou o veto do governo, os votos contrários ao veto aparecem como “Não”, enquanto os favoráveis à manutenção do veto estão registrados como “Sim”. Abaixo, veja como votaram os representantes do Amazonas na Câmara dos Deputados e no Senado:
LEIA MAIS:







