Manaus, 18 de maio de 2024
×
Manaus, 18 de maio de 2024

Política

Vereador do PT e esquerdistas invadem igreja Católica em protesto; veja vídeo

O vereador Renato Freitas (PT) juntamente a esquerdistas invadiu a Igreja Católica Nossa Senhora do Rosário dos Pretos

Vereador do PT e esquerdistas invadem igreja Católica em protesto; veja vídeo

Momento em que vereador e militantes invadem igreja (Foto: Schreenshot/Vídeo)

O vereador Renato Freitas (PT), junto a esquerdistas, invadiu a Igreja Católica Nossa Senhora do Rosário dos Pretos em Curitiba, Paraná, durante um protesto, levando bandeiras do Partido dos Trabalhadores (PT); entre elas, a do Partido Comunista Brasileiro (PCB).

O caso aconteceu no último sábado (5), durante a realização da Santa Missa. Eles invadiram a igreja depois de forçar a entrada, também insultando os fiéis ali presentes com palavras de baixo calão e até palavras como “fascistas” e “racistas”. O ato cometido por Renato foi realizado em razão do assassinato do congolês Moïse Kabagambe.

Leia mais: Lula diz que Alckmin ‘vale uma missa’ e Dilma alerta sobre possível traição

O vereador Renato Freitas se defendeu, nas redes sociais, afirmando que o ato foi pacífico e que não chegaram a atrapalhar nenhuma celebração. Ele cita também que escolheu a igreja de Nossa Senhora do Rosário, por ser a igreja dos pretos, onde foi construída por negros por serem proibidos de frequentar a Igreja Matriz.

Dom José Antônio Peruzzo, Arcebispo da Arquidiocese de Curitiba, publicou um documento que, em nota, diz que foram “solicitados a não tumultuar o momento litúrgico”, mas que suas lideranças “incitaram a comportamentos invasivos, desrespeitosos e grotescos”. O comunicado ainda diz: “é verdade que a questão racial no Brasil ainda requer muita reflexão e análises honestas, que promovam políticas públicas com vistas a contemplar a igualdade dos direitos de todos. Mas não é menos verdadeiro que a justiça e a paz nunca serão alcançadas com destemperos ou impulsividades desequilibradas”.

Em nota, ainda se fala sobre a construção da igreja: “Desde a sua primeira inauguração, em 1737, a Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos sempre foi um lugar de veneração e de celebração da fé. Foram os escravos a edificá-la. Hoje, muitos afrodescendentes a visitam. E o fazem em grupos ou individualmente. Sempre primaram pelo profundo respeito, até mesmo quando não católicos.

A arquidiocese encerrou a nota afirmando que não quer “politizar” as reações em relação ao fato.

Confira também o vídeo publicado em redes sociais:

A partir da 1h00, a transmissão da Igreja é interrompida devido ao tumulto.