Manaus, 3 de maio de 2024
×
Manaus, 3 de maio de 2024

Cenário

Vereador é alvo de pedido de cassação após ser acusado de agredir a esposa

Caso seja acolhida a denúncia, uma comissão processante composta por três vereadores terá que ser formada dar andamento ao processo.

Vereador é alvo de pedido de cassação após ser acusado de agredir a esposa

Arnoud Lucas (à esquerda) e Leandro Negreiros (Foto: Bruno Pacheco/Portal AM1)

Itacoatiara (AM) – Um pedido de cassação do mandado do vereador e advogado Totti Adiel (Podemos), por quebra de decoro parlamentar, foi acolhido, na tarde desta segunda-feira (25), na Câmara Municipal de Itacoatiara (a 270 quilômetros de Manaus). Acusado de violência doméstica contra a própria companheira e com uma condenação na Justiça por agredir a ex-esposa, o político diz ser alvo de ‘inverdades’.

O documento foi assinado pelo advogado Leandro Negreiros e protocolado por volta de 15h na Casa Municipal. Ainda na tarde de hoje foi colocado em votação na sessão legislativa. Aacolhida a denúncia, uma comissão processante composta por três vereadores terá que ser formada dar andamento ao processo.

“Estamos entrando com um pedido de cassação contra o vereador Sóstenes Adiel pelos crimes cometidos por ele à ex e atual companheira dele; crimes de violência doméstica da ordem psicológica e física. Não podemos ficar omissos e deixar esses casos passarem em branco e é por isso que eu vim aqui”, destacou o advogado Leandro Negreiros, que compareceu na Câmara ao lado do vereador Arnoud Lucas (PV).

À reportagem, Negreiros afirmou ainda que a Câmara de Itacoatiara deve fazer seu papel e se posicionar em defesa das mulheres.

“Nós temos mulheres que sofrem violência doméstica todos os dias e não podemos ter um agente público fazendo isso e sendo um ‘exemplo’ para a sociedade”, pontuou.

Entenda

O advogado e vereador Sóstenes Adiel Pereira Batista, mais conhecido como Totti Adiel, que já foi condenado pela Justiça do Amazonas em 2023 por agredir a mãe de seus dois filhos, sua ex-esposa Patriny Trindade, foi acusado novamente de violência doméstica. Desta vez, a denúncia é da atual companheira Saline Almeida Rodrigues.

O caso aconteceu na noite de sábado (23), em Itacoatiara. A vítima acusou o parlamentar de lhe puxar o cabelo e o braço na presença da irmã dela, após Totti Adiel chegar de um passeio em um flutuante, onde teria ingerido bebidas alcoólicas com amigos. De acordo com a vítima, esta não foi a primeira agressão sofrida por ela.

Segundo a defesa dela, as agressões aconteciam há pelo menos um ano. “Ela contou que, toda vez que o vereador bebe, ele cria confusão.”, descreveu o advogado e primo da vítima, Marcondes Rodrigues.

“A vítima cuidava dos filhos de Totti, mas resolveu deixar as crianças na casa da sogra. Quando o vereador retornou para casa, ela disse que não iria mais ficar com ele e iria embora, foi nesse momento em que Sóstenes lhe puxou pelo braço e lhe puxou os cabelos, quando ela foi ajudada por sua irmã Sabrina e conseguiu sair”, explicou o advogado.

Proteção

Nesta segunda-feira, por meio da Lei Maria da Penha, a defesa da vítima conseguiu na Justiça a medida protetiva de urgência contra Totti Adiel. De acordo com a decisão da juiza plantonista Naia Moreira Yamamura, o vereador está proibido de se aproximar dela, devendo manter distância mínima de, pelo menos, cem metros.

A magistrada também proíbe o vereador de manter contato com a vítima, inclusive, por telefone, whatssapp, email, recado.

“Requeremos a medida protetiva para resguardar a vida dela. A vítima foi alvo de agressões por parte do vereador e advogado Sóstenes Adiel e precisa de proteção”, salientou o advogado Marcondes Rodrigues.

Expulsão

Além de ser alvo de um pedido de cassação da Câmara de Itacoatiara, o vereador também deve ser expulso do Podemos. A presidente da sigla no Amazonas, a deputada estadual Alessandra Campelo, já assinalou que irá solicitar a destituição do parlamentar.

“Como presidente do Podemos no AM, vou pedir a expulsão do vereador Totti Adiel do partido. A violência doméstica contra mulheres é intolerável. Solidariedade e apoio à vítima. #ParemDeNosAgredir”, escreveu Alessandra Campêlo, nas redes sociais.

A parlamentar, contudo, não respondeu ao questionamento do AM1 sobre o motivo de, somente agora, a deputada irá solicitar a expulsão do vereador do Podemos, já que o mesmo já foi condenado pela Justiça por violência doméstica.

Quem é Totti Adiel

Sóstenes Adiel Pereira Batista, de 38 anos, é ex-militar da Força Aérea Brasileira (FAB) e bacharel em Direito pela Universidade Nilton Lins, em Manaus, e se tornou apto para atuar como advogado em 2015 ao ser aprovado na Ordens dos Advogados do Brasil. Especialista em Direito Penal e Processual Penal, Totti Adiel foi eleito para o cargo de vereador de Itacoatiara nas eleições de 2020 e atualmente é presidente da Comissão de Constituição e Justiça.

Na política local, Totti é condirado um dos maiores apoiadores do prefeito Mário Abrahim, que é do mesmo partido Podemos. Nas redes sociais, o vereador mostra um perfil cristão, compartilhando momentos de fé e idas à igreja, além de publicar fotos em família, em Itacoatiara.

OAB-AM

A reportagem procurou a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Amazonas (OAB-AM) e questionou se a entidade irá adotar alguma medida em relação à conduta de Totti Adiel na advocacia.

Em resposta, por meio da assessoria, a OAB-AM informou que não recebeu nenhuma denúncia oficial sobre o ocorrido envolvendo o advogado e vereador de Itacoatiara e que, para se posicionar, precisa receber uma representação sobre o caso.

Confira o documento: 

 

 

(*) Por Bruno Pacheco (Especial Portal AM1)

LEIA MAIS: