Manaus, 20 de maio de 2024
×
Manaus, 20 de maio de 2024

Cenário

Vereador entra na Justiça para pedir posse de Amazonino e desembargador requer informações

Vereador entra na Justiça para pedir posse de Amazonino  e desembargador requer informações

O desembargador Djalma Martins estranhou a legitimidade de Tiago Contente para pedir a antecipação da posse de Amazonino (TJAM)

Da Redação

O vereador do município de Nhamundá (a 300 quilômetros de Manaus) Mauro Tiago Machado Contente Nogueira (PDT), o “Maurinho Nogueira”, ingressou, na quarta-feira, 27, com um mandado de segurança preventivo no Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) contra o presidente da Assembleia Legislativa do Estado (ALE), deputado Abdala Fraxe, para antecipar a posse do governador eleito Amazonino Mendes (PDT).   Nogueira se elegeu, no ano passado, com  331 votos, segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM). 

Segundo o tribunal, o processo foi distribuído ao desembargador Djalma Martins da Costa, que pediu mais informações para emitir uma decisão, segundo despacho do magistrado publicado nesta quinta-feira, 28. Amazonino estava com a posse marcada para o dia 5 de outubro, mas foi adiada por Fraxe, na semana passada, para o dia 10 do mesmo mês.

No despacho, o magistrado questiona a legitimidade do pedido pelo impetrante. O desembargador, também, pede para ele especificar se o mandado engloba a ordem para determinar a realização da posse do governador eleito no dia e hora anteriormente fixados pelo impetrado, nesse caso o deputado Abdala.

Por fim, Djalma Martins solicita ao responsável pelo pedido  da posse antecipada de Amazonino que ele requeira, expressamente, em pleito liminar para se evitar uma possível perda de objeto do mandado de segurança.

Maurinho Nogueira foi para a Justiça pedir posse do governador eleito (TSE)