Manaus, 13 de outubro de 2024
×
Manaus, 13 de outubro de 2024

Cenário

Vereador volta a apontar ausências na CMM durante campanha eleitoral

Rodrigo Guedes prometeu expor os nomes de vereadores que entram em “recesso” em pleno período eleitoral.

Vereador volta a apontar ausências na CMM durante campanha eleitoral

(Foto: Kelvin Dinelli)

Manaus (AM) – O vereador Rodrigo Guedes (Progressistas) voltou a criticar, na última terça-feira (17), os colegas da Câmara Municipal de Manaus pelas ausências durante o período de campanha eleitoral.

“Não existe essa brincadeira de achar que vereadores podem parar o trabalho por conta do período eleitoral. Eu, todo dia, venho aqui. O único que veio em todas as sessões desde o início do mandato e todos os dias eu venho aqui tratar de assuntos importantes e fazer as votações que também são importantes para a cidade. Então, essa história de recesso por conta do período eleitoral é fora de cogitação. Eu, particularmente, não vou permitir vereador que tentar fazer isso, eu vou expor, cada nome de cada vereador que tentar fazer essa palhaçada com a população”, disse Guedes em entrevista a uma rede de comunicação de Manaus.

Essa não é a primeira vez que o parlamentar faz esse tipo de observação a respeito dos integrantes da Câmara Municipal de Manaus. Em agosto, após as convenções partidárias e quando as campanhas já estavam em curso, Guedes observou, durante sessão plenária, que o painel da Casa Legislativa registrava a presença de 34 vereadores, enquanto o número de parlamentares presentes na sessão era menor.

“Dá para contar em uma mão a quantidade de vereadores presentes no plenário… Não pode o vereador estar na rua fazendo campanha em horário de expediente”, criticou o parlamentar na ocasião.

Segundo Rodrigo Guedes, o comportamento dos vereadores de Manaus é recorrente. “Desde o início do mandato, se a gente observar muito bem, é sempre assim, o plenário vazio!”, pontuou.

Ele ainda fez um comparativo entre as “benesses” disponibilizadas para a atividade parlamentar e as regras impostas ao trabalhador brasileiro.

“Aí, eu pergunto ao cidadão, ao trabalhador brasileiro: você tem essa regalia de faltar ao trabalho e não acontecer nada com você? Não, né? Porque isso só acontece no mundo político, essa é a vida boa da classe política brasileira, que pode faltar e não acontece nada. Não é nem descontado, você faz um documentozinho ali, uma palhaçada, dizendo que foi não sei para onde representar a Câmara. Aí, sem nenhuma comprovação, sem nenhuma autorização, simplesmente pega o abono da falta”, expôs o político.

Guedes ainda mencionou algo que para ele é “pior”: vereadores que chegam “cedo, batem o ponto e saem”. Há ainda aqueles, segundo o membro do partido Progressistas, que chegam no final das sessões plenárias, “batem o ponto e constam como presença”.

“Isso é outra realidade que acontece aqui no parlamento municipal. É importante a população saber quem vem trabalhar. Porque todo dia é só mostrar aqui essas bancadas vazias, porque o vereador simplesmente ou está fazendo coisas pessoais, ou está fazendo campanha”, concluiu o vereador de oposição.

Papel do vereador

A CMM representa o Poder Legislativo da capital amazonense e tem, como principal função, promover políticas em prol da população. O trabalho é realizado por 41 vereadores que compõem a 18ª Legislatura, responsáveis por trazer visibilidade para pautas sociais.

Os vereadores, eleitos pela população a cada quatro anos, são responsáveis pela legislação, articulação e reivindicação de políticas públicas que auxiliem na melhoria da vida dos cidadãos.

Os parlamentares são responsáveis pela condução de Sessões Ordinárias, Sessões Preparatórias, Sessões Extraordinárias, Sessões Solenes, Sessões Especiais e Audiências Públicas.

As Sessões Ordinárias são públicas e ocorrem de segunda a quarta-feira, a partir das 9h, geralmente com duração de três horas. Nelas, são debatidos assuntos sociais e votação de temas e projetos de interesse público.

 

Com informações da CMM

 

LEIA MAIS: