Manaus, 9 de maio de 2024
×
Manaus, 9 de maio de 2024

Cenário

Vereadoras pedem mais valorização e incentivam participação da mulher na política

As quatro parlamentares ressaltaram que é necessária uma valorização ainda maior às mulheres, que ainda lutam por igualdade

Vereadoras pedem mais valorização e incentivam participação da mulher na política

Fotos: Robervaldo Rocha/CMM

A sessão da Câmara Municipal de Manaus desta segunda-feira (8), data em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, começou com o rito diferente. Ao abrir a sessão plenária, as quatro vereadoras foram convidadas a sentar à Mesa Diretora. Entre elas: Glória Carrate (PL); Professora Jacqueline Pinheiro (Podemos); Thaysa Lippi (PTB) e Yomara Lins (PRTB).

Na ocasião, um vídeo foi exibido em homenagens às mulheres servidoras e parlamentares, com tema musical de Maria, Maria, interpretada por Milton Nascimento.

Em seu discurso, Glória disse que acabou aquela história de que a “mulher só serve para cuidar de casa”. “Hello, acabou essa história de que mulher só serve para cuidar da casa! A mulher é muito capaz. Mulheres, quero dizer para vocês: ano que vem tem eleição, participem!”, disse a parlamentar, que já tem seis mandatos de vereadora na Casa.

Glória prosseguiu dizendo que, embora esteja em seu sexto mandato é como se estivesse no primeiro. “Tenho a mesma vontade de ir para as ruas e vencer”, explicou Glória, falando que não se sente “nem maior e nem menor na CMM, mas confortável” com seus pares.

Para a vereadora Jacqueline Pinheiro, é necessário que a Constituição seja cumprida em sua íntegra, quando diz que todos são iguais, e que essa igualdade ainda não chegou, quando o assunto é a valorização no mercado de trabalho.

“Hoje, realmente temos motivos para nos congratular, o mundo todo fala do gênero feminino, somos sim um destaque. Evidentemente que a gente respeita todos os homens, mas não podemos deixar de falar que temos uma capacidade laborativa e dos estudos maior que a deles. Queremos igualdade como preconiza a Constituição, no artigo 5: “Todos são iguais perante a lei”, ressaltou a parlamentar.

Leia mais: Projeto oferece apoio gratuito às vítimas de violência doméstica

Já Thaysa Lippi defendeu que, embora as mulheres tenham conquistado muitas melhorias, a jornada ainda é longa. A parlamentar citou diversos casos de abusos sexuais e violência doméstica contra as mulheres e destacou Projeto de Lei, de sua autoria, que obriga empresas que firmam contrato com a prefeitura dispor um percentual de vagas a mulheres vítimas de violência doméstica.

Yomara Lins destacou que toda mulher tem valor e que está na CMM para dar voz às mulheres que sofrem abusos. “Nós temos valor, temos que nos posicionar como mulheres, pois por si só, já temos muitas tarefas: estudar, cuidar da casa, trabalhar e Deus vai ampliando essa capacidade. Estamos aqui para ser a sua voz, a voz de quem sofre abusos e não tem coragem de falar, para isso, estamos aqui!”, disse Yomara.

Os vereadores David Reis (Avante); Professor Samuel (PL); Sandro Maia (DEM); Capitão Carpê (Republicanos);  Márcio Tavares (Republicanos); Jander Lobato (PTB); Allan Campêlo (PSC); William Alemão (Cidadania) e demais parlamentares, também proferiram discursos em homenagem às parlamentares da CMM e às mulheres manauaras.