Manaus, 27 de abril de 2024
×
Manaus, 27 de abril de 2024

Cenário

Vereadores faltaram 934 vezes ao trabalho na CMM de 2021 a 2023

Nos meses de novembro e dezembro, os vereadores faltaram mais 55 dias de trabalho. A maioria das ausências foi justificada no Sistema de Apoio ao Processo Legislativo da CMM.

Vereadores faltaram 934 vezes ao trabalho na CMM de 2021 a 2023

(Foto: CMM)

Manaus (AM) – Os 41 vereadores da Câmara Municipal de Manaus (CMM) faltaram 934 vezes, em três anos de mandato, com destaque para David Reis (Avante); Joelson Silva (Patriota); Elissandro Bessa (Solidariedade) e Gilmar Nascimento (Avante) como os mais ausentes nas sessões da Casa legislativa. Juntos, os quatro mais faltosos registraram 199 ausências no período.

As informações foram consultadas pelo Portal AM1 nos dias 26 e 27 de dezembro. O Parlamento registra mensalmente no Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL) um documento com as presenças, ausências, bem como as justificativas das faltas de cada vereador.

O documento de dezembro foi anexado ao sistema no último dia 22. Neste mês, a CMM realizou um total de nove sessões ordinárias, sendo que a última foi registrada no dia 20.

A reportagem havia feito um levantamento das faltas dos parlamentares, de fevereiro até outubro, período em que os 41 vereadores já acumulavam 879 faltas.

Nos meses de novembro e dezembro, os políticos faltaram mais 55 dias de trabalho. A maioria das ausências é justificada, de acordo com os motivos previstos no Regimento Interno da Casa Legislativa.

David em primeiro

O ex-presidente da Casa, David Reis, ocupa o primeiro lugar de mais faltosos em três anos de mandato, com 59 ausências.

De fevereiro a outubro, ele tinha 52 faltas e faltou mais sete vezes nos dois últimos meses do ano: quatro faltas em novembro e três em dezembro.

Em 2021, Reis se ausentou de seis sessões; em 2022 faltou a 23 dias de trabalho e em 2023 registrou um recorde de faltas, 30 no total.

Segundo lugar

O também ex-presidente do Parlamento, Joelson Silva, ocupa o segundo lugar no ranking de mais faltosos, com um total de 58 ausências.

Joelson manteve a mesma quantidade de faltas que possuía até outubro, já que esteve presente em todas as sessões de novembro e dezembro.

No ano de 2021, o parlamentar faltou quatro vezes; em 2022 acumulou 11 ausências e, neste ano, ausentou-se 43 dias na CMM.

Terceiro do ranking

Bessa aparece em terceiro lugar no ranking com 43 faltas.

O vereador esteve ausente três vezes no mês de novembro e em dezembro participou de todos os dias de trabalho. Até outubro, ele tinha 40 faltas.

No primeiro ano do atual mandato, Elissandro Bessa não foi a cinco sessões; no ano seguinte, ele faltou nove dias de trabalho e, em 2023, esteve ausente em 29 sessões.

Quarta posição

O vereador que ocupa o quarto lugar da lista é Gilmar Nascimento, que exerceu, até o momento, somente dois anos de mandato, já que ocupou uma cadeira na CMM a partir de fevereiro de 2022, ficando no lugar do ex-vereador Sandro Maia, que foi cassado.

Apesar de estar na vaga de 2022, até o momento, Gilmar já acumula 39 ausências. Em novembro e dezembro deste ano, o vereador não faltou sessões.

No ano de 2022, o parlamentar registrou 18 ausências e este ano chegou ao total de 21 faltas.

Outros faltosos

O vereador Rosivaldo Cordovil (PSDB) e a vereadora Yomara Lins (PRTB) possuem 37 faltas, cada, ocupando assim o quinto lugar dos mais faltosos.

Elan Alencar (Democracia Cristã); João Carlos (Republicanos) e Marcel Alexandre (Avante) estão no sexto lugar com 35 ausências cada.

A vereadora Thaysa Lippy (Progressistas) faltou 31 vezes durante os três anos analisados pelo AM1. Allan Campelo (Podemos) aparece depois com 30 ausências.

Campeões de assiduidade

Na contramão, com mais presenças nas sessões na CMM, estão: Rodrigo Guedes (Podemos) com apenas uma falta; Ivo Neto (PMB), que possui somente duas ausências e Roberto Sabino (Podemos) com apenas três faltas em três anos de trabalho.

Depois deles, também registraram poucas faltas os vereadores Kennedy Marques (PMN) e Professor Samuel (PL), com sete ausências, cada um. Além do presidente da CMM, vereador Caio André (Podemos), que em três anos se ausentou apenas oito vezes e todas as faltas foram justificadas.

Nos últimos meses de 2023, quem mais faltou sessões foi a vereadora Yomara, que esteve ausente 12 dias exatamente, faltando, inclusive, às nove sessões realizadas em dezembro pela Câmara e mais três dias em novembro.

David Reis acumulou sete faltas, também no mesmo período. Thaysa faltou a cinco sessões e João Carlos esteve ausente em quatro delas.

LEIA MAIS: