Manaus, 19 de abril de 2024
×
Manaus, 19 de abril de 2024

Cenário

Vereadores não querem Tadeu de Souza na CMM, porém Sabá Reis tem ‘Passe Livre’

Requerimento que convocava secretário Tadeu para prestar esclarecimentos sobre o decreto nº 5.254 é derrubado na CMM

Vereadores não querem Tadeu de Souza na CMM, porém Sabá Reis tem ‘Passe Livre’

Foto: Reprodução

MANAUS, AM – Enquanto os vereadores da Câmara Municipal de Manaus (CMM) barram requerimento que convocava o secretário da Casa Civil Municipal, Tadeu de Souza, para prestar esclarecimentos sobre o decreto nº 5.254, o secretário municipal de Limpeza Pública (Semulsp), Sabá Reis desfilava livremente pela Casa Legislativa, nesta segunda-feira (21), convidado ou não pelos parlamentares, o secretário tem “Passe Livre”.

O decreto em questão proíbe integrantes do Poder Legislativo de solicitar informações do Executivo Municipal, feitas de forma individual.

O contraste escancara as contradições dos vereadores em afirmarem que os secretários são “intocáveis” e não podem ir à CMM.

Já o requerimento, de autoria do vereador Rodrigo Guedes (PSC), tinha como objetivo convocar o secretário Tadeu para explicar melhor o decreto, bastante criticado por alguns vereadores e até mesmo por deputados estaduais da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).

Leia mais: Guedes quer convocar secretário da Casa Civil de David Almeida para explicar ‘decreto da mordaça’

Porém, o requerimento não foi aprovado. Entre outras coisas, os parlamentares da base do prefeito David Almeida alegaram que não havia necessidade da convocação, visto que o secretário teria “mais o que fazer”, conforme dito pelo vereador Caio André (PSC). Também se posicionaram abertamente contra o requerimento os vereadores Allan Campelo (PSC), Raulzinho (PSDB), Joelson Silva (Patriota), Wallace Oliveira (PROS).

Os únicos a favor foram Amom Mandel (sem partido) e Gilmar Nascimento (DEM), que sugeriu a alteração de convocação para convite. Mas Guedes não aceitou.

Leia mais: Sabá Reis repete promessa não cumprida de abrir licitação, mas Mamute pode ficar: ‘satisfeito com a empresa’

Coincidentemente, enquanto os parlamentares deliberavam sobre a presença de um secretário municipal à Casa Legislativa, o titular da Semulsp, Sabá Reis, apareceu no plenário em mais uma visita informal. E essa não é a primeira vez, na semana passada, inclusive, Reis esteve na CMM para entregar ofícios respondidos pela pasta aos parlamentares.

Enquanto Sabá Reis visita à Casa Legislativa livremente, sem reclamações ou impedimentos, e até mesmo descumprindo um rito da CMM, -que é o de estar de terno e gravata nas dependências do plenário-, os vereadores barraram a convocação do secretário Tadeu para prestar esclarecimentos sobre o decreto em questão.

Sabá tem Passe Livre para transitar dentro do plenário vestido informalmente. Foto: Reprodução / Instagram

Nas redes sociais, mais uma vez Sabá disse que foi prestar contas aos vereadores sobre seus serviços na Semulsp. “Na Câmara Municipal de Manaus, hoje, prestando conta dos serviços que foram solicitados pelos vereadores e atendidos pela Semulsp”, escreveu ele na postagem.