Manaus, 18 de maio de 2024
×
Manaus, 18 de maio de 2024

Política

Vídeo: deputado bolsonarista exalta atuação do avô em exército de Hitler

Paulo Bilynskyj subiu na tribuna da Câmara dos Deputados para homenagem à Ucrânia e seus descende

Vídeo: deputado bolsonarista exalta atuação do avô em exército de Hitler

Parlamentar homenageou a luta do antepassado contra o comunismo. Foto: Reprodução/YouTube

Manaus (AM) – O deputado federal Paulo Bilynskyj (PL-SP) exaltou, em pronunciamento na Câmara dos Deputados nessa quarta-feira (17), a participação do avô no exército nazista na Segunda Guerra Mundial contra o regime comunista na Ucrânia.

Na abertura do pronunciamento, Bilynskyj fez alusão ao Dia Internacional da Vishyvanka, indumentária que simboliza a união dos ucranianos e seus descendentes ao redor do mundo. “Nessa oportunidade, declaro que é uma grande honra estar aqui, hoje, com as vestes dos meus antepassados. Essas vestes são uma homenagem às minhas origens”, declarou.

Em seguida, o parlamentar citou a chegada do avô, Bohdan Bilynskyj, no Brasil, em 30 de agosto de 1948, após lutar contra o exército soviético no país de origem. Na época, a Ucrânia era uma região de maioria dissidente da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) que apoiou a ocupação do exército de Hitler no país.

Segundo o parlamentar, a luta de seus antepassados contra o comunismo começou na década anterior. “Meu bisavô, Jerônimo, foi preso e condenado à morte pelos comunistas. Seu crime? Ser um opositor da ditadura. Seu crime foi lutar pela liberdade”.

“Hoje, como deputado federal, ao lado de meus irmãos, luto contra a instalação de um regime comunista no Brasil. A história é implacável”, acrescentou. Na sequência, o deputado fez críticas veladas à defesa do desarmamento pelo ministro da Justiça, Flávio Dino, e, de forma mais explícita, ao apoio do presidente Lula ao presidente russo Vladimir Putin. Em fevereiro do ano passado, o mandatário determinou a invasão da Ucrânia, instaurando uma guerra entre os dois países que dura até hoje.

Apologia ao nazismo

O deputado federal André Janones (Avante) afirmou que vai denunciar o colega ao Conselho de Ética da Câmara por apologia ao nazismo. “A Lei 7.716 de 1989, sobre racismo, tem punição específica para uso de símbolos ligados ao nazismo, e o STF já definiu que liberdade de expressão não abarca apologias ao regime de Adolf Hitler”, escreveu o parlamentar em perfil no Twitter.

Em maio de 2020, a namorada de Bilynskyj, Priscila Delgado Barrios, se matou após disparar tiros contra ele numa briga motivada por ciúmes. Bilynskyj atuava como delegado e influencer pró-armamentista. O caso ocorreu em São Bernardo do Campo, interior de São Paulo, e foi arquivado pela Justiça em julho do ano passado. Veja vídeo:

LEIA MAIS: