Manaus, 21 de maio de 2024
×
Manaus, 21 de maio de 2024

Cidades

Vigilância Sanitária alerta para suspensão de alimentos da marca Fugini

A suspensão da fabricação ficará válida até que a empresa adeque o processo de fabricação de seus produtos às boas práticas de fabricação

Vigilância Sanitária alerta para suspensão de alimentos da marca Fugini

Os principais alimentos fabricados pela empresa são molhos de tomate, conservas vegetais e outros molhos, como maioneses e mostardas (Foto: Reprodução/Facebook)

Manaus (AM) – A Diretoria de Vigilância Sanitária (Visa Manaus),  da Prefeitura de Manaus, alerta a população sobre a decisão da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), publicada no dia 27 deste mês, de suspender a fabricação, a comercialização, a distribuição e o uso de todos os alimentos da marca Fugini, produzidos pela empresa Fugini Alimentos Ltda.

A marca é conhecida do público principalmente por suas linhas de molhos de tomate, conservas vegetais, maioneses e mostardas.

A suspensão é uma medida preventiva e foi tomada após a realização de uma inspeção sanitária na fábrica da empresa, localizada no município de Monte Alto (SP). Na ação, foram identificadas falhas graves de boas práticas de fabricação relacionadas à higiene, controle de qualidade e segurança das matérias-primas, controle de pragas e rastreabilidade, entre outras. Essas falhas podem impactar a qualidade e a segurança do produto final.

A suspensão da fabricação ficará válida até que a empresa adeque o processo de fabricação de seus produtos às boas práticas de fabricação.

Já distribuídos

A Resolução – RE 1.051, específica para lotes de maioneses da marca Fugini produzidos no período de 20/12/2022 a 21/3/2023.

A nova medida proíbe a comercialização, a distribuição e o uso, e determina o recolhimento de todas as apresentações de maionese da marca Fugini com vencimento em janeiro, fevereiro ou março de 2024. A proibição vale para todos os lotes que irão vencer em dezembro deste ano, com numeração iniciada por 354.

A medida foi adotada em razão do uso de matéria-prima vencida na fabricação da maionese. Esse fato foi constatado na mesma inspeção sanitária que resultou na decisão de suspensão geral da fabricação, distribuição e venda dos produtos da empresa paulista.

Estabelecimentos comerciais e consumidores que tiverem os lotes da maionese citados na resolução não devem utilizá-los, e devem entrar em contato imediato com a empresa Fugini Alimentos Ltda., que deverá realizar o seu recolhimento.

Fiscalização

O diretor da Visa Manaus, Ewerton Wanderley, esclarece que alimentos vencidos, incluindo suas matérias-primas, são considerados impróprios para o consumo, pois podem trazer vários riscos à saúde de quem os ingere.

“A exposição ou venda desses alimentos é considerada infração sanitária, tipificada no Código de Defesa do Consumidor. Assim, o recolhimento desses alimentos é necessário para prevenir agravos à saúde”, afirma.

A Gerência de Vigilância de Alimentos da Visa Manaus irá fiscalizar a exposição para venda dos alimentos suspensos pela decisão da Anvisa nos comércios da capital amazonense.

A população pode denunciar irregularidades sanitárias relativas à venda e utilização das pomadas modeladoras capilares por meio da Ouvidoria da Visa Manaus, no número (92) 98842-8481, ou pelo e-mail [email protected].

(*)Com informações da assessoria

LEIA MAIS: