Manaus, 3 de maio de 2024
×
Manaus, 3 de maio de 2024

Cenário

Wilson deve reunir com Lula em evento que marca os ataques de 8/1

Na ocasião, Wilson e os demais governadores devem discutir com Lula sobre obras e novos financiamentos para este ano.

Wilson deve reunir com Lula em evento que marca os ataques de 8/1

(Foto: Ricardo Stuckert/PR)

Manaus (AM) – O governador Wilson Lima (UB) está na lista de governadores convidados para um ato, em Brasília, para lembrar o dia 8 de janeiro de 2023 – data em que vândalos invadiram e depredaram as sedes dos Três Poderes.

Além de participarem do ato em defesa da democracia, os governadores devem discutir com Lula sobre obras e novos financiamentos.

“E eu pretendo ter todos os governadores aqui, os deputados, os senadores, os empresários, para a gente nunca mais deixar as pessoas colocarem em dúvida de que o regime democrático é a única coisa que dá certeza das instituições funcionarem e do povo ter acesso a participar da riqueza que ele produz. O restante é balela”, afirmou o presidente no dia 12 de dezembro.

Wilson foi um dos governadores que se manifestou de forma a repudiar os ataques à democracia durante as cenas de depredação dos prédios dos Três Poderes em Brasília, no ano passado. O governador, inclusive, chegou a enviar homens da Segurança Pública para restabelecer a ordem na capital federal.

Um dia após os ataques, no dia 9 de janeiro do ano passado, Wilson estava entre os governadores que se reuniram com Lula em Brasília. Naquela ocasião, o governador do Amazonas destacou o respeito à democracia e as instituições.

Apesar de não ter apoiado Lula, Wilson demonstra estar aberto ao diálogo com o governo federal e teve, ao longo de 2023, uma agenda interligada com a do governo federal com idas a Brasília e recepção de ministros do governo petista em Manaus e no interior do Amazonas.

Lula esteve em Parintins, em agosto do ano passado, para relançar o projeto “Luz para Todos”, mas não cumpriu agenda em Manaus – considerada uma capital bolsonarista onde Bolsonaro (PL) ganhou nas eleições de 2018 e 2022.

Além do lançamento do “Luz Para Todos”, Lula também participou da inauguração da interligação de municípios do Amazonas ao Sistema Interligado Nacional (SIN) de energia elétrica e a assinatura de ordem de serviço para o Linhão Manaus-Boa Vista (RR), que interligou Roraima ao SIN.

Partido de Wilson tem três ministérios

O União Brasil (UB), partido do governador Wilson Lima, tem três nomes no governo Lula. São eles: Waldez Góes, que comanda o Ministério de Integração e Desenvolvimento Regional; Celso Sabino está como titular na pasta de Turismo; e Juscelino Filho comanda o Ministério de Comunicações.

Apesar de comandar três ministérios e reivindicar mais espaço no governo petista, a sigla – nascida da fusão do PSL com o DEM – articula um retorno às origens conservadoras e de direita.

LEIA MAIS: