Manaus, 17 de maio de 2024
×
Manaus, 17 de maio de 2024

Cenário

Wilson diz que tem até abril para decidir quem irá apoiar para prefeito de Manaus

Até o momento, Wilson não definiu se irá apoiar David Almeida ou Roberto Cidade, mas afirma que o UB vai ser protagonista nesse pleito.

Wilson diz que tem até abril para decidir quem irá apoiar para prefeito de Manaus

Prefeito David Almeida; Governador Wilson Lima; Deputado Roberto Cidade; (Foto: Divulgação/Assessorias/Montagem Portal AM1)

Manaus (AM) – O governador Wilson Lima (UB), disse na última sexta-feira (16), que pela relevância do partido União Brasil no Amazonas, não tem como ficar de fora do processo eleitoral de 2024, no qual serão escolhidos prefeito e vereadores em Manaus.

“Eu como agente político e como presidente estadual do União Brasil, não tem como ficar fora de um processo como esse […]. Eu como governador, vou continuar focado nos problemas do Estado e quando for demandado eu estarei presente para tomar as decisões”, esclareceu Wilson Lima.

O mandatário disse que, apesar de ter uma boa relação com o atual prefeito David Almeida (Avante) e com o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), deputado Roberto Cidade(UB), “ainda tem muita conversa” para definir quem ele apoiará para o cargo majoritário. Wilson afirmou que a previsão para ele dar uma resposta sobre seu apoio será o dia 6 de abril.

“A gente ainda tem um tempo até o dia 6 de abril para entender como é que as coisas vão se montar, como é que tabuleiro político vai ser montado e entender efetivamente quem vem para esse processo (eleições). Eu tenho uma relação com o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante) […] e o Robertinho que é do meu grupo político tem esse desejo, e é muito justo que ele se viabilize dentro das possibilidades dele, que a gente vai conversando. Ainda tem muita conversa até o dia 6 de abril”, disse Wilson Lima.

Entenda

Wilson Lima, em 2022, firmou um acordo com David Almeida para disputar as eleições para o governo do Amazonas, inclusive, o vice-governador, Tadeu de Souza (Avante), faz parte dessa aliança entre os políticos. Com isso, no início deste ano, David cobrou o apoio do governador para o pleito municipal de 2024.

“Da mesma forma que eu apoiei, eu espero o apoio dele agora. Eu ‘ajudei ele’ [sic] quando ele precisou e, agora, quem está precisando sou eu. E pelo nosso entendimento, essa parceria vai continuar”, disse David Almeida.

Após as Eleições de 2022, foi perceptível um desgaste na relação dos governantes, principalmente após a eleição para presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), quando a indicação de David, o vereador Elan Alencar (DC), perdeu na votação para o vereador Caio André (Podemos), apoiado pela base aliada de Wilson Lima, e que assumiu como presidente para o biênio 2023-2024.

Atualmente, Roberto Cidade busca o apoio de Wilson e vive ao lado do governador desde que foi cogitado como um dos possíveis nomes para disputar o pleito municipal, e não perde a oportunidade de alfinetar Almeida, como neste período chuvoso, quando a capital do Amazonas alaga e deslizamentos de terra sempre ocorrem devido as fortes chuvas.

Cidade tem criticado o prefeito e afirma que a gestão tem planejamento para essa época e deixa a população sofrer.

Desconexos

Embora Wilson e David tenham dito várias vezes que não se distanciaram um do outros, a ações dos políticos falam por si só, como nesta declaração do governador. Wilson diz que até abril terá um posicionamento sobre o pleito, já David Almeida, disse que só vai falar sobre política no mês de julho ou agosto.

A declaração de Almeida ocorreu no dia 6 de fevereiro, quando fez a leitura da mensagem governamental na CMM. David Almeida pediu que não perguntassem a ele sobre as eleições municipais, pois o momento certo é o período eleitoral.

“Eu peço que, quando eu for falar, quando a imprensa for me perguntar, eu vou pedir para que nós deixemos o debate político eleitoral para o período eleitoral, lá para o mês de julho e agosto, e que a população, que é a soberana sobre as nossas vidas, ela faça as decisões de acordo com a suas convicções, porque nesse momento eu estou preocupado em fazer entregas para a população da cidade de Manaus”, disse Almeida.

 

LEIA MAIS: