Manaus, 10 de maio de 2024
×
Manaus, 10 de maio de 2024

Coluna AM1

Wilson diz que mantém parceria com David e aconselha prefeito sobre rixa com CMM

Confira a coluna de política do Portal Amazonas1 publicada nesta quinta-feira (21). Curta, compartilhe e faça parte da nossa Lista de Transmissão de notícias no WhatsApp.

Wilson diz que mantém parceria com David e aconselha prefeito sobre rixa com CMM

Parceria mantida

O governador do Amazonas, Wilson Lima (UB), disse nesta quinta-feira (21) que a parceria com o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), está mantida. Sobre os entraves entre a base aliada de David Almeida (CMM) e a oposição – esta, inclusive, formada por boa parte dos aliados do governador, Wilson ressaltou que tem uma boa relação com David e até com os vereadores governistas. 2023 foi marcado por mais desencontros do que encontros entre os dois, mas eles sempre dão um jeito de tentar “abafar” o racha; porém, 2024 tá logo aí e o ano eleitoral promete.

Equilíbrio

Ao mesmo tempo, o mandatário aproveitou para dizer que a relação entre o Legislativo e o Executivo precisa ter um equilíbrio. Para ele, enquanto não houver equilíbrio, sempre haverá ruídos. Em relação ao atual momento, com a crise entre a Câmara Municipal de Manaus (CMM) e a Prefeitura, Wilson lembrou que viveu algo parecido em seu primeiro mandato, com muita pressão vinda da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), e a vivência o fez entender que não é preciso ter terceiros nessas negociações.

Frustração

O governador atribui a crise na saúde pública a uma queda de receita de R$ 350 milhões que o governo perdeu nos meses de novembro e dezembro. Para evitar novas greves, Wilson revelou que não vai viajar neste final de ano, justamente, para resolver a crise na saúde. Segundo o mandatário, o objetivo é encontrar um caminho para sair do problema. Por isso, ele espera contar com a boa inteligência de seu secretariado.

Cheiro de exoneração

Por falar em crise na saúde, nos corredores da sede do governo estadual, circula, desde o final desta manhã, que o secretário de Saúde, Dr. Anoar Samad, está de contas batidas. No entanto, a exoneração ainda não consta no Diário Oficial do Estado do Amazonas, conforme análise do Portal AM1. A última edição do diário foi publicada na sexta passada, dia 15. Até o nome do possível substituto de Anoar também já circula na mídia local, mas essa coluna se reserva ao direito de não divulgar o que não é oficial.

Reforço

Após o assassinato do primo e servidor do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM), a presidente da Corte, conselheira Yara Lins, cuidou de reforçar a sua segurança e escolheu o delegado federal aposentado Sérgio Fontes para ser o secretário-geral de Inteligência do Tribunal. Sérgio pediu exoneração da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), pasta que comandava desde agosto de 2022. Antes, ele já havia chefiado a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM).

Agradecimento

David disse, durante assinatura do “Minha Casa, Minha Vida”, nesta quinta, na zona Oeste de Manaus, que foram dez anos esperando alguém como “Lula” para olhar pelos mais pobres. Depois de apoiar Bolsonaro, David, agora, enaltece Lula e agradece Braga pela aproximação com o governo federal – algo que não conquistou no governo passado.

Promessa

Sem mandato e sem cargo na Prefeitura, Socorro Sampaio promete arranjar casas na gestão de David para a população carente. “Me sigam no Instagram, mandem mensagem no direct, que eu vou ajudar vocês”, disparou a ex-vereadora, que já se movimenta para se candidatar a uma vaga na Câmara Municipal de Manaus (CMM), conforme apurou esta coluna em evento da Prefeitura, ocorrido nesta quinta (21), no bairro Tarumã, zona Oeste da capital.

Faço tudo que o mestre mandar

Ontem, durante a assinatura de uma ordem de serviço do Ramal do Ipiranga, em que o prefeito deveria estar, mas acabou faltando, quem ganhou protagonismo foi o secretário municipal de Obras, Renato Júnior (Avante). Sentindo-se em casa, o homem hablou como se fosse um líder político nato e, ao Portal AM1, jurou de pés juntos que não tem a intenção de disputar uma vaga para vereador, mas está à disposição do prefeito para fazer “tudo que o mestre mandar”. Renato deve disputar uma vaga, só ainda não assume isso, mas o desejo está nítido no seu comportamento de uns tempos para cá.

Imbróglio

O PT Amazonas vive um imbróglio sobre a filiação do defensor público e ex-vice-governador do Amazonas, Carlos Almeida. Carlos defende que está filiado e apresentou à coluna documentos que confirmam a filiação. Mas há pedido de impugnação da filiação e que conta com o apoio do presidente estadual do PT, Sinésio Campos, que está fazendo o possível para não dar espaço no partido ao defensor. Ao que tudo indica, a decisão deve ficar para a Executiva Nacional, como bem apurou esta coluna com fontes internas do diretório regional do PT.

Errata

Esta coluna errou ao noticiar, ontem, que a filiação de Chico Preto ao Partido Liberal (PL) já teria ocorrido na mesma data, e inclusive, destacar que não houve festa. Na verdade, a filiação está prevista para ocorrer nesta sexta (22), às 18h30, na sede do PL. Por esse motivo, nos desculpamos com Chico Preto, que estava filiado ao Avante, de David Almeida, mas decidiu abandonar o barco depois de não receber o apoio do prefeito na disputa por uma vaga no Senado em 2022. No PL, Chico terá a chance de retornar à CMM ou até disputar o cargo majoritário, possivelmente, como vice em alguma chapa, pois, na política, tudo é possível.

Leia mais no Portal Amazonas1

FALE CONOSCO

Isac Sharlon (editor-chefe)

(92) 99169-4681

Fale com o comercial

Rudson Peixoto (diretor-geral)

(92) 99425-5668

Faça parte da nossa Lista de Transmissão e receba as principais notícias no seu WhatsApp.

Clique no link https://l1nk.dev/adPJI