Manaus, 17 de maio de 2024
×
Manaus, 17 de maio de 2024

Cenário

Wilson Lima pede por oxigênio para ‘pulmão do mundo’

O Amazonas vive crise com o abastecimento de oxigênio medicinal usado para socorrer pacientes internados por covid-19

Wilson Lima pede por oxigênio para ‘pulmão do mundo’

Foto: Secom

O Amazonas vive crise de desabastecimento de oxigênio medicinal para atender pacientes acometidos pela covid-19. Em pronunciamento, nesta quinta-feira (14), o governador Wilson Lima (PSC), pediu por solidariedade de outros estados e de outros países para socorrerem o Estado, que fica localizado na Floresta Amazônica, que foi considerada por algum tempo ‘pulmão do mundo’, mas que neste momento precisa de oxigênio.

“Hoje, o estado do Amazonas que é referência para o mundo e que todo mundo volta os seus olhares para cá quando há um problema relacionado a preservação do meio ambiente, está clamando, está pedindo por socorro. Considerado por muitos o pulmão do mundo, uma floresta em que produz uma quantidade significativa de oxigênio, hoje o nosso povo está precisando desse oxigênio. Está precisando dessa ajuda. Então é importante que todos estejam nesse sentimento de solidariedade em ajudar o nosso povo. Nós vamos continuar lutando”, declarou o governador do Amazonas.

Leia mais: Governador decreta ‘toque de recolher’ no Amazonas das 19h às 6h para conter pandemia

O Estado, contando com apoio do Ministério da Saúde, vem tentando contornar o problema de desabastecimento de oxigênio nos hospitais públicos e privados. A Força Aérea Brasileira (FAB) vem auxiliando no apoio logístico para o transporte aéreo do oxigênio vindo de São Paulo, da empresa White Martins.

Uma nova medida também foi anunciada, com a transferência de pacientes em estado moderado de cuidados para tratamento da covid-19 em outros Estados da Federação. Seis estados sinalizaram a possibilidade de receber os pacientes do Amazonas, começando por Goiás.