Manaus, 4 de maio de 2024
×
Manaus, 4 de maio de 2024

Cenário

Wilson Lima recebe título de Cidadão do Amazonas no dia 2 de fevereiro

A entrega do título ao governador será realizada em sessão especial na Aleam, após leitura da mensagem governamental

Wilson Lima recebe título de Cidadão do Amazonas no dia 2 de fevereiro

Título será entregue em cerimônia na Assembleia Legislativa do Amazonas (Fotos: Divulgação/Aleam)

MANAUS – O governador do Amazonas, Wilson Lima (UB), vai receber o título de Cidadão do Amazonas no próximo dia 2 de fevereiro. A titularidade ao governador foi aprovada em outubro de 2019; mas somente agora será realizada a cerimônia de entrega.

Conforme informações obtidas pelo Portal AM1, deputados vão entregar o título, em sessão especial, após leitura da mensagem governamental na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), marcada para o mesmo dia.

O Projeto de Lei n. 167/2018, que concede o título de Cidadão do Amazonas ao atual governador, é de autoria da deputada estadual Alessandra Câmpelo (PSC). O Governo do Amazonas publicou a honraria no Diário Oficial do Estado (DOE) no mesmo ano que os deputados aprovaram o PL.

Posse dos deputados

No dia anterior, em 1º de fevereiro, a Aleam realiza a posse dos deputados estaduais eleitos. Logo após, ocorrerá a eleição da nova Mesa Diretora da Aleam.

Atualmente, os parlamentares têm preferência pelo atual presidente da Casa, o deputado Roberto Cidade (UB). E, por esse motivo, ele deve ser reconduzido ao cargo. Além disso, Cidade é do mesmo partido do governador e aliado político de Wilson Lima.

Biografia

Wilson Miranda Lima (União Brasil) foi reeleito governador do Amazonas nas Eleições 2022, ao derrotar Eduardo Braga (MDB) no segundo turno da disputa estadual. O atual governador deve permanecer no cargo até o fim de 2024.

Natural do município de Santarém, Pará, Wilson Lima é jornalista por formação e atuou como apresentador. Sua carreira política iniciou em 2012, quando se filiou ao PV, legenda em que permaneceu por quatro anos.

Posteriormente, mudou sua filiação para ao extinto PR – atual PL – deixando a legenda para filiar-se ao MDB apenas um ano depois. Em 2018, porém, mudou de partido, mais uma vez, filiando-se ao PSC, no qual concorreu a eleição que garantiu sua entrada na vida pública.

LEIA MAIS: