Manaus, 7 de maio de 2024
×
Manaus, 7 de maio de 2024

Política

Zé Ricardo ataca PL de Eduardo Bolsonaro pró-armas: ‘deve estar ganhando muito para defender’

"O Brasil precisa de investimentos em saúde, em educação, em cidadania e assistência Social", defende Zé Ricardo

Zé Ricardo ataca PL de Eduardo Bolsonaro pró-armas: ‘deve estar ganhando muito para defender’

O deputado federal Zé Ricardo (PT/AM) disse ao AM1, na tarde desta terça-feira (17), que o filho do presidente da República, o deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), deve estar a serviço da indústria de armas. “E ele deve estar ganhando muito para defender um projeto como esse aí, que não tem nada de bom, só guerra, e guerra é morte. E ninguém quer morte, queremos a vida”, pontuou Zé Ricardo.

Leia mais: Delegado Péricles ironiza Lula por defender mais livros e menos armas e pedir segurança armada

Em caráter conclusivo, está sendo analisado na Câmara dos Deputados, pelas comissões de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania, o Projeto de Lei 5417/20, de autoria do deputado Eduardo Bolsonaro.

O PL permite que produtores, atacadistas, varejistas, exportadores e importadores de armas de fogo, acessórios e munições veiculem peças publicitárias em veículos de comunicação e na internet.

A medida abrange ainda instrutores de tiro desportivo; instrutores de armamento e de tiro credenciados para aplicação de teste de capacidade técnica; clubes, escolas e estandes esportivos de atiradores; colecionadores; e caçadores.

Segundo Eduardo Bolsonaro, “sem armas, o povo vira presa fácil para ditadores”. A abordagem também é defendida pelo presidente Jair Bolsonaro, que editou decretos a favor da facilitação do porte de armas, justificando que é necessário o uso para defesa pessoal.

Foto: Isac Nóbrega/PR

Porém, para o deputado do Amazonas, Zé Ricardo, o filho do Bolsonaro “está na contra mão daquilo que o Brasil está precisando”.

Leia mais: Bolsonaro critica CPI da Covid e Omar aponta desemprego: ‘não vai ser com motociata que vai mudar’

“O Brasil precisa de investimentos em saúde, em educação, em cidadania e assistência Social. Temos que garantir que o jovem tenha aceso à cursos técnicos e curso superior, e também ao trabalho. Esse é o caminho. Não é o caminho da violência, não é o caminho das armas”, destaca o petista.

Zé Ricardo salienta que a violência “é a cara do Governo atual, que não tem projetos para o Brasil e fica, ainda, com esse discurso falso de que o caminho para melhorar a segurança é armar todo mundo”.