Manaus, 3 de julho de 2025
×
Manaus, 3 de julho de 2025

Cenário

Juízas Ida Maria e Lia Guedes são as novas desembargadoras do TJAM

Com a posse das magistradas, a Corte passa a ter dez mulheres entre os 26 desembargadores, o que representa 38,4% de representatividade feminina.

Juízas Ida Maria e Lia Guedes são as novas desembargadoras do TJAM

(Foto: Iron Farias/TJAM)

Manaus (AM) – O Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) elegeu, nesta terça-feira (1º), duas novas desembargadoras: Ida Maria Costa de Andrade, promovida pelo critério de merecimento, e Lia Maria Guedes de Freitas, promovida por antiguidade. Com a nomeação das magistradas, o TJAM passa a ter 38,4% de sua composição formada por mulheres, totalizando dez desembargadoras entre os 26 membros da Corte.

Ida Maria é titular da 15.ª Vara Cível e de Acidentes do Trabalho da Comarca de Manaus, enquanto Lia Guedes atua na 11.ª Vara Cível e de Acidentes de Trabalho da Capital. A eleição marca a primeira aplicação da Resolução n.º 525/2023 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) no TJAM, que determina a elaboração de lista exclusiva de juízas em tribunais com menos de 40% de mulheres no 2.º Grau.

A promoção de Lia Guedes, por antiguidade, foi definida por aclamação, a partir de proposta do presidente do TJAM, desembargador Jomar Ricardo Saunders Fernandes. Durante a sessão, o presidente destacou o caráter histórico da eleição, afirmando que a Corte celebra a chegada de duas magistradas competentes ao Tribunal Pleno e às câmaras fracionárias.

Ida e Lia já vinham participando dos julgamentos no Pleno como juízas convocadas, atuando temporariamente nas vagas deixadas pelos desembargadores aposentados Joana Meirelles e Elci Simões, que atingiram o limite de idade para o exercício da magistratura. A Presidência do TJAM pretende realizar a posse oficial das novas desembargadoras ainda neste mês.

Avanço na representatividade feminina

Com a chegada de Ida e Lia, o plenário do TJAM passa a contar com dez desembargadoras: Graça Figueiredo, Socorro Guedes, Carla Reis, Nélia Caminha, Vânia Marques Marinho, Onilza Gerth, Mirza Cunha, Luiza Cristina Marques, além das recém-eleitas.

A eleição foi marcada por manifestações de reconhecimento e homenagem por parte dos membros da Corte. A desembargadora Socorro Guedes celebrou o avanço na presença feminina e elogiou a trajetória das colegas. Já o desembargador Flávio Pascarelli destacou o marco simbólico da lista exclusivamente feminina e a excelência técnica das eleitas.

O decano João Simões e a decana do Ministério Público, procuradora Sandra Oliveira, também saudaram as novas integrantes do Tribunal, ressaltando suas qualidades pessoais e profissionais.

Pronunciamentos das novas desembargadoras

A desembargadora Lia Guedes de Freitas agradeceu a confiança do colegiado e destacou sua longa trajetória na magistratura. “Depois de quase 36 anos de carreira, chego com a mesma dedicação e compromisso que sempre marcaram minha atuação”, afirmou.

Ida Maria, por sua vez, destacou a importância da paridade de gênero no Judiciário e agradeceu a acolhida dos colegas. “Pretendo construir minha trajetória colegiada com base na experiência e no diálogo com os senhores. É uma honra integrar a Corte do meu estado”, declarou.

(*) Com informações da assessoria 

LEIA MAIS: