Manaus, 6 de julho de 2026
×
Manaus, 6 de julho de 2026

Cenário

‘Velha política’ resiste: Braga lidera disputa ao Senado mesmo com rejeição em Manaus

A informação consta em pesquisa divulgada nesta quarta-feira (30) pelo Instituto de Pesquisa do Norte LTDA, mesmo com sinais de desgaste político e rejeição significativa em Manaus.

velha-politica-em-alta-braga-l

(Foto: Geraldo Magela/Agência Senado)

Manaus (AM) – O senador Eduardo Braga (MDB), nome tradicional da política amazonense, aparece na liderança da corrida ao Senado nas Eleições Gerais de 2026. A informação consta em pesquisa divulgada nesta quarta-feira (30) pelo Instituto de Pesquisa do Norte LTDA, mesmo com sinais de desgaste político e rejeição significativa em Manaus.

Com 27,3% das intenções de voto, Braga lidera o levantamento, seguido pelo deputado federal Capitão Alberto Neto (PL), que registra 20,2%. Em terceiro lugar, o governador do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil), alcança 16,1%. Apesar do cenário de críticas, especialmente na capital, Braga mantém vantagem sobre os demais nomes testados.

  • Eduardo Braga – 27,3%
  • Capitão Alberto Neto – 20,2%
  • Wilson Lima – 16,1%
  • Marcos Rotta – 10.9%
  • Marcelo Ramos – 9,6%
  • Plínio Valério – 9,3%

Disputa acirrada entre nomes conhecidos da política

Outros nomes também figuram na pesquisa. Marcos Rotta (Avante) aparece com 10,9% das intenções de voto; Marcelo Ramos (PT), com 9,6%; e Plínio Valério (sem partido informado), com 9,3%. Brancos e nulos somam 3,3%, enquanto 3,1% dos entrevistados afirmaram não saber ou não responderam.

Apesar de manter a dianteira na corrida ao Senado, Braga enfrenta resistência em Manaus. Esse fator pode representar um desafio estratégico para sua campanha, considerando principalmente o peso eleitoral da capital no pleito.

Interior impulsiona candidatura de Braga

O levantamento foi encomendado pelo consórcio de portais G6, formado pelos sites BNC Amazonas, Amazonas Atual, Portal do Marcos Santos, Portal Único, Portal Mário Adolfo e Blog do Hiel Levy. A pesquisa entrevistou 1.500 eleitores entre os dias 18 e 25 de julho, com margem de erro de 2,52% e nível de confiança de 95%.

As entrevistas ocorreram em cidades como Manaus, Parintins, Itacoatiara, Manacapuru, Coari, Maués, Manicoré, Iranduba, Careiro, Borba, Autazes e Tefé. No interior do estado, Eduardo Braga lidera com 34,8% das intenções de voto, enquanto na capital obtém 21,2%.

Já Wilson Lima registra 24,1% no interior e apenas 9,7% em Manaus, apresentando a maior variação territorial da pesquisa, com uma diferença de 14,4 pontos percentuais entre os dois cenários.

 

LEIA MAIS: