Manaus, 7 de julho de 2026
×
Manaus, 7 de julho de 2026

Cidades

Engenheira florestal defende integração entre áreas verdes e gestão do lixo em Manaus

Conselheira estadual afirma que capital amazônica ignora potencial ambiental enquanto convive com lixo acumulado e calor extremo.

engenheira-florestal-defende-i

Engenheira florestal Fabiana Rocha (Foto: Gabriel Alves/Portal AM1)

Manaus (AM) – A engenheira florestal Fabiana Rocha defendeu que Manaus precisa unir políticas de arborização e gestão adequada dos resíduos sólidos para melhorar a qualidade de vida da população. Para ela, a capital vive um paradoxo ambiental ao estar no coração da Amazônia e, ao mesmo tempo, ser uma das cidades menos arborizadas da região. O posicionamento ocorreu durante o Programa AM1 Entrevista, do Portal AM1.

“Arborização é vida. Eu não consigo entender como as pessoas não reconhecem a importância do ambiente que têm ao redor”, afirmou.

Fabiana também ressaltou que a falta de consciência ambiental aparece tanto no descarte inadequado de lixo quanto na resistência a preservar ou ampliar áreas verdes. “As pessoas esqueceram o básico. A gente aprende desde criança que lixo tem lugar certo, mas em algum momento isso se perdeu”, criticou.

A especialista destacou que a arborização ajudaria a reduzir o calor extremo e melhorar a permeabilidade do solo, diminuindo enchentes e impactos do descarte irregular. “Arborização e manejo correto de resíduos caminham juntos. São políticas complementares que reduzem impactos ambientais e melhoram a vida urbana”, explicou.

Segundo ela, é urgente que o poder público coloque o tema entre as prioridades. “É impressionante: estamos dentro da Amazônia, com todos os recursos naturais possíveis, mas não conseguimos fazer o mínimo”, concluiu.

Assista à entrevista na íntegra:

LEIA MAIS: