Manaus, 6 de julho de 2026
×
Manaus, 6 de julho de 2026

Cenário

Roberto Cidade reestrutura cargo para acomodar Mônica Santaella em articulação estratégica do governo

O novo cargo amplia o peso político da função e reforça o espaço de articulação institucional diretamente ligado ao gabinete de Roberto Cidade.

roberto-cidade-reestrutura-car

(Foto: Mauro Neto/Secom & Divulgação/Aleam)

Manaus (AM) – O governador do Amazonas, Roberto Cidade (UB), promoveu mais uma rodada de mudanças na estrutura do Executivo estadual e criou uma nova configuração política dentro do Gabinete Pessoal do Governador para acomodar a jornalista e estrategista política Mônica Elizabeth Santaella da Fonseca.

Conforme publicação no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira (8), Cidade alterou a nomenclatura do cargo de “Secretário de Governo do Gabinete Pessoal do Governador” para “Secretário de Estado de Coordenação Estratégica e Articulação Institucional do Gabinete Pessoal do Governador”. Logo em seguida, nomeou Mônica Santaella para assumir a nova função.

Nos bastidores políticos, a mudança foi interpretada como uma reestruturação administrativa desenhada especificamente para abrigar Mônica dentro do núcleo estratégico da nova gestão.

O novo cargo amplia o peso político da função e reforça o espaço de articulação institucional diretamente ligado ao gabinete de Roberto Cidade.

Trajetória

Mônica Santaella é um dos nomes mais conhecidos e respeitados da comunicação política amazonense. Jornalista com longa trajetória no setor público, ela já ocupou o cargo de diretora de Comunicação da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) e também integrou a gestão do ex-prefeito Arthur Virgílio Neto na Prefeitura de Manaus, onde assumiu funções estratégicas, incluindo a Secretaria Municipal de Comunicação.

Com forte atuação nos bastidores da política, Mônica participou diretamente das campanhas eleitorais de Roberto Cidade para deputado estadual e acompanhou de perto a ascensão política do atual governador desde os primeiros mandatos dele na Assembleia Legislativa.

Ela também esteve envolvida em campanhas majoritárias em Manaus, acumulando experiência em comunicação institucional, marketing político e articulação estratégica.

A proximidade entre Mônica e Roberto Cidade é antiga e consolidada politicamente. Nos corredores do poder, ela é vista como uma das pessoas de maior confiança do governador, principalmente na construção de imagem pública, relacionamento institucional e gerenciamento de crises.

Articulação

Antes da definição do novo desenho administrativo, Mônica era apontada nos bastidores como um dos principais nomes cotados para assumir a Secretaria de Estado de Comunicação (Secom) no governo Roberto Cidade.

No entanto, acabou sendo alocada em um cargo considerado ainda mais estratégico e prestigiado dentro da estrutura do Executivo, diretamente vinculado ao gabinete pessoal do governador e com forte peso político na articulação institucional do governo.

Na mesma edição do Diário Oficial, o governo também oficializou outras nomeações e exonerações em órgãos como a Secretaria de Governo, Sedurb, Idam, Fundo de Promoção Social (FPS) e Casa Civil.

Entre os atos publicados estão a nomeação de Gustavo Rebouças de Lima para a Secretaria Executiva da Sedurb, mudanças em cargos comissionados do FPS e novos remanejamentos internos na estrutura da Casa Civil.

 

LEIA MAIS: