Manaus, 18 de maio de 2024
×
Manaus, 18 de maio de 2024

Política

Abaixo-assinado pede punição a envolvidos em atos terroristas em Brasília

Um abaixo-assinado pressiona as autoridades a punir exemplarmente as pessoas que participaram dos ataques ao Congresso Nacional

Abaixo-assinado pede punição a envolvidos em atos terroristas em Brasília

Petição online já reúne mais de 10,5 mil apoiadores (Foto: Reprodução/Change.org)

Um abaixo-assinado pressiona as autoridades a punir exemplarmente as pessoas que participaram dos ataques ao Congresso Nacional, à sede do Supremo Tribunal Federal (STF) e ao Palácio do Planalto no último domingo (8). Lançada pela Coalizão Negra por Direitos, a petição online já reúne mais de 10 mil assinaturas por meio da plataforma Change.org.

“Crimes contra o Estado Democrático de Direito devem ser punidos exemplarmente”, declara a Coalizão no texto do abaixo-assinado. A Coalizão Negra por Direitos é um coletivo que reúne entidades do movimento negro de todo o País para a incidência política.

A campanha simboliza a pressão que a sociedade civil vem fazendo para que os envolvidos no atentado nunca visto na história do País não saiam impunes.

Veja a petição na íntegra: http://change.org/PunirAtosTerroristas

A mobilização encabeçada pelo coletivo exige por parte das autoridades a responsabilização de todos, “incluindo os representantes do Governo do Distrito Federal e seus subordinados, por conivência e cumplicidade com os atos fascistas e de seus financiadores”.

“A Coalizão Negra por Direitos vem a público repudiar veementemente a violação da Constituição Federal e dos Poderes da República, promovida mediante a invasão e a destruição dos prédios públicos, e a depredação de artefatos do patrimônio artístico-cultural brasileiro por terroristas com intenções golpistas”, destaca o coletivo no texto da petição.

A mobilização que pressiona pela responsabilização dos envolvidos que invadiram Brasília une-se ao coro “sem anistia”. O movimento é contra o perdão a quem atenta contra a democracia, incluindo autoridades, e clama que todos respondam à Justiça por seus atos.

“Reafirmamos nossa intransigente disposição na defesa da Democracia”, finaliza a Coalizão Negra por Direitos no manifesto publicado na internet, acrescentando a defesa dos poderes constituídos e “da luta por uma sociedade onde o Estado de Direito seja respeitado”.

(*) Com informação da Assessoria

LEIA MAIS: