Manaus, 27 de abril de 2024
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Manaus, 27 de abril de 2024

Cidades

Águas de Manaus tem reputação arranhada em sites do consumidor

Levantamento do Portal AM1 revela que a Águas de Manaus acumula, em 2023, 95 reclamações no site Consumidor.com.br e 211 protestos no Reclameaqui.com.br.

Águas de Manaus tem reputação arranhada em sites do consumidor

(Foto: Divulgação)

Manaus (AM) – Apesar de vender, por meio da sua assessoria, uma imagem de empresa que se importa com o bem-estar da população da capital amazonense, a empresa Águas de Manaus tem se mostrado deficiente em diversos aspectos. Um dos problemas corriqueiros é a falta d’água em Manaus – cidade banhada pela bacia amazônica; maior bacia hidrográfica do planeta.

Desde a última sexta-feira (21), aproximadamente 114 localidades, entre comunidades e bairros da capital amazonense, têm sofrido com a falta d’água. A Águas de Manaus alega que precisou efetuar manutenção no Complexo Ponta do Ismael, no bairro Compensa, zona Oeste, mas que, desde o último sábado (22), o abastecimento de água retornou gradativamente aos lares manauenses.

Mas, diferente do que diz a assessoria da concessionária, na prática, a realidade é totalmente diferente, como vem noticiando o Portal AM1 desde a última sexta-feira ao mostrar o relato das pessoas que precisam sair de seus bairros em busca de poços artesianos para coletar água potável.

Assista à reportagem:

Agora, a Águas de Manaus está sob o risco de ser penalizada pela Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman), que notificou a concessionária a prestar esclarecimentos, em até 48 horas, referentes às causas e procedimentos adotados sobre o problema, sob pena de multa.

Duramente criticada pelos clientes nos últimos dias, a Águas de Manaus vem acumulando, também, durante um longo período, uma série de reclamações em sites de avaliação do serviço público ofertado à população.

É o caso dos sites Consumidor.gov.br e o Reclameaqui.com.br. Conforme análise do Portal AM1, a Águas de Manaus acumula, ao longo do primeiro semestre de 2023, 95 reclamações finalizadas no site Consumidor.com.br. Numa escala de 0 a 5 – em que 5 representa satisfação total – a empresa obteve avaliação de 2,3, ou seja, não alcançou nem a metade do nível de satisfação.

Das 95 reclamações, apenas 38,9% foram respondidas. O prazo médio das respostas foi de 7,5 dias. O índice de solução foi de 74,7% em toda as reclamações.

No site Reclameaqui.com.br, no mesmo período (1º semestre de 2023), a empresa acumula 211 reclamações, um total de 116 reclamações a mais que o registro da plataforma Consumidor.gov.br.

Dessa vez, o consumidor atribuiu a nota 8.43. A maioria das reclamações é em relação à falta d’água que até à tarde desta segunda-feira já dura aproximadamente 72 horas em bairros localizados em Manaus.

Em nota, a empresa Águas de Manaus informou que já restabeleceu o fornecimento dos serviços em Manaus. Porém, consumidores alegam até a tarde desta segunda ainda sofrerem com a falta de água em suas moradias.