Manaus, 9 de maio de 2024
×
Manaus, 9 de maio de 2024

Cenário

Comissão de Água e Saneamento ‘passa pano’ para a Águas de Manaus

Os vereadores Jander Lobato e Eduardo Alfaia, presidente e vice-presidente da Comissão, não se pronunciaram sobre a falta d'água de quase 72h em Manaus.

Comissão de Água e Saneamento ‘passa pano’ para a Águas de Manaus

Vereadores ( Foto Divulgação/CMM)

Manaus (AM) –  A falta de água que deixou os manauaras na “seca” nesse final de semana parece ter sido ignorada pela Comissão de Água e Saneamento da Câmara Municipal de Manaus (CMM), presidida pelos vereadores Jander Lobato (Progressista) e Eduardo Alfaia (PMN). É o que podemos perceber a partir das publicações dos parlamentares em suas redes sociais.

Ao menos 114 comunidades e bairros da cidade foram afetados pela falta de abastecimento de água. O problema iniciou ainda na tarde da última sexta-feira (21) e se estende até a tarde dessa segunda-feira (23).

Mesmo com três dias consecutivos do problema, os vereadores não se manifestaram em suas redes sociais – importantes canais de comunicação entre os políticos e seus eleitores e também o ambiente que costumam usar para prestar contas do mandato.

O problema enfrentado pela população passou despercebido por eles e pela maioria dos políticos da capital amazonense – que têm o dever de fiscalizar em prol do povo e cobrar medidas da concessionária Águas de Manaus, responsável por fornecer água potável na cidade.

Enquanto os amazonenses enfrentavam longas filas para conseguir um balde com água nos postos de poços artesianos, Jander Lobato, presidente da comissão, aparece em publicações em suas redes sociais, ‘despreocupado’ com o problema.

Na publicação, é possível observar que ele segue normalmente sua rotina – indo aos cultos no domingo, mas ignorando o problema do “próximo”, que não pode contar com o posicionamento dele, enquanto “fiscalizador” e uma voz designada para ouvir os anseios da população.

Jander Lobato em publicação no Instagram na noite desse domingo ( Foto: Reprodução/redes sociais)

Em nenhuma de suas publicações o parlamentar questiona a Águas de Manaus ou se solidariza com a população, pelo contrário, ignorou completamente o problema.

Já Eduardo Alfaia, vice-presidente, fez o mesmo que seu colega, ou seja, nada. O Portal AM1 verificou as redes sociais do político e, assim como Lobato, não se manifestou sobre o problema da falta de água.

Alfaia postou vários Stories onde aparece cantando em um culto evangélico em uma igreja. Em uma sequência de vídeos, o vereador convida a população para frequentar o local, mas em nenhum dos vídeos ele se solidariza com as pessoas que tiveram que sair de suas casas para conseguir água.

Vereador Eduardo Alfaia (Foto: Reprodução redes sociais)

Vale destacar que os vereadores fazem publicações com frequência em suas redes. Porém, um assunto tão importante para o povo não “rendeu” sequer um storie na conta do Instagram deles.

Sem “publicidade”

O Portal AM1 entrou em contato com os vereadores para saber se a Comissão de Água e Saneamento, da qual estão à frente na Câmara Municipal de Manaus, iria tomar alguma medida legal pelo desserviço da concessionária e pelo fato de eles não terem se manifestado.

O vereador Eduardo Alfaia afirmou, por meio de nota, que quanto à atuação da comissão no assunto não “há necessidade de publicidade por cima do problema” .

Até o fechamento da matéria, a assessoria do vereador Jander Lobato não se manifestou sobre o tema e nem emitiu nota.