Manaus, 12 de maio de 2024
×
Manaus, 12 de maio de 2024

Cidades

Falta de água permanece neste domingo e moradores relatam prejuízos

Prazo dado pela concessionária Águas de Manaus se esgota e falta de água continua em vários bairros.

Falta de água permanece neste domingo e moradores relatam prejuízos

(Foto Del Lima/Portal AM1)

Manaus(AM) – Vários bairros de Manaus tiveram o fornecimento de água interrompido no último final de semana devido a uma manutenção emergencial na Estação de Tratamento de Água 1 (ETA 1), localizada no bairro Compensa, Zona Oeste de Manaus, o que gerou  problemas aos moradores.

Esses postos de abastecimento servem para que moradores possam pegar água gratuitamente e a maioria das pessoas – afetadas pela falta de água – têm recorrido a eles; porém, alguns desses postos também estão sem água, como é o caso do ponto de abastecimento de água da comunidade da União, no Parque Dez de Novembro, na zona Centro-Sul.

A equipe de reportagem do Portal AM1 foi às ruas para saber o que as pessoas têm feito para suprir suas necessidades de água nesses últimos dias.

O aposentado Dionízio de Almeida, de 65 anos, que mora na comunidade da União, um dos bairros afetados pela falta de água, nos contou que não é a primeira vez que o bairro sofre com esse problema e lamentou por não poder mais contar com o posto de abastecimento gratuito. A interdição do posto aconteceu devido às torneiras terem sido quebradas.

“Nós estamos sem água há uns quatro dias, não temos água sequer pra beber, nem pra lavar louças, roupas ou tomar banho. Geralmente eu pegava água aqui nesse ponto de água gratuito do bairro da União, porém as torneiras daqui foram quebradas e o registro foi fechado para evitar o desperdício de água e agora nós temos que buscar água mais longe”, comentou.

A concessionária Águas de Manaus foi procurada pela reportagem. Em resposta, a assessoria disse que “o abastecimento segue em normalização na cidade. E o prazo para recuperação total do abastecimento é de 24h desde o fim da manutenção que aconteceu no último sábado 22/07, às 13h”. Mas, até às 13h deste domingo, a falta de água permanecia, gerando prejuízo aos moradores.

 

Há relatos, também, de que garrafões de água estão sendo vendidos a preços abusivos. Moradores denunciam que os garrafões chegam até R$ 12.