Manaus, 10 de maio de 2024
×
Manaus, 10 de maio de 2024

Cenário

Aleam vai ouvir deputados que presidiram CPI da Energia em Rondônia

Os deputados de Rondônia deverão comparecer à CPI da Energia para dar esclarecimentos entre os dias 8 e 10 de novembro

Aleam vai ouvir deputados que presidiram CPI da Energia em Rondônia

Fotos: Divulgação ALE-AM/RO

MANAUS, AM – Deputados estaduais de Rondônia (RO) serão ouvidos na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Amazonas Energia, promovida na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), em Manaus, nos próximos dias 8, 9 e 10 de novembro.

A solicitação foi aprovada durante reunião da comissão nessa quinta-feira (28), presidida pelo deputado amazonense Sinésio Campos (PT). O chamamento se deu pelo fato dos deputados Alex Redano (PRB) e Jair Montes (Avante), da (Al-RO) já terem presidido CPI de igual teor em seus estados, em 2019.

Sinésio destacou que é importante ouvir posicionamentos diferentes, uma vez que a concessionária investigada em 2019 é a mesma que presta serviços aqui no Amazonas atualmente.

“Os mesmos proprietários que foram vencedores da licitação da concessionária, no Amazonas, são os mesmos que prestam serviço em Rondônia”, afirmou. A indicação não teve objeção dos demais componentes da mesa.

Na época, os trabalhos da comissão de Rondônia identificaram, em seu relatório final, irregularidades não só na prestação de serviços pela fornecedora de energia, mas nos órgãos de controle do Estado em questão.

Leia mais: CPI da Energia: órgãos de controle serão os primeiros a serem ouvidos

Amazonas Energia

Está marcada para o dia 10 de novembro, a convocação do diretor-presidente da Amazonas Geração e Transmissão de Energia S/A (Amazonas GT, empresa do sistema Eletrobras), Willamy Moreira Frota, a fim de esclarecer questões relacionadas aos serviços de geração, transmissão e comercialização de energia em todo o Amazonas.

CPI no Amazonas

A comissão já ouviu representantes de órgãos de controle e de defesa do consumidor, como: Procon, Ipem, Defensoria Pública e, por, último o presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da Ordem dos Advogados Do Brasil Seccional Amazonas (OAB/AM), Nicolas Gomes. Com o feriado prolongado, as reuniões na comissão só voltarão a acontecer a partir do dia 3 de novembro.

Acompanhe em tempo real por meio das nossas redes sociais: Facebook, Instagram e Twitter